Advento – a alegria de preparar o coração para o Senhor…

advento-st-blog

O Advento é um tempo muito especial para cada um de nós, podemos relembrar experiências da infância com pessoas queridas da família: a casa enfeitada, as comidas gostosas, as missas ainda mais especiais e o cheiro de natal no ar. Nesta edição trazemos para você, amigo evangelizador, informações sobre o Advento que vão lhe ajudar a viver ainda melhor este tempo tão especial para nós cristãos.

 “Advento”, do latim significa “chegada”, “aproximação”, “vinda”. No Ano Litúrgico, este é um tempo de preparação para a segunda maior festa cristã: o Natal. Neste período buscamos aprofundar ainda mais nossa fé, preparando nosso coração para celebrar a chegada do nosso Salvador. O Advento é um tempo de alegre expectativa para toda a Igreja. É tempo de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.

Vários símbolos nos introduzem na beleza e na espiritualidade do Advento. Vamos citar e explicar brevemente o sentido de cada um para que você consiga entrar ao máximo neste clima de preparação tanto dos nossos corações como das nossas casas à espera do Senhor.

- Coroa do Advento – tem forma circular que representa a eternidade, é normalmente feita de ramos verdes que significam esperança; os laços vermelhos simbolizam o amor de Deus aos homens, e as quatro velas onde a cada domingo uma é acesa significa a proximidade do natal.

- Arvore de Natal – o pinheiro que é uma árvore muito resistente e simboliza a resistência da fé, nos lembra que como cristãos não podemos deixar a fé ser abalada diante das adversidades da vida.

As bolas da árvore de Natal – São os frutos, os dons e as virtudes do bom cristão. Suas cores são variadas e seus significados distintos. As bolas douradas simbolizam a realeza; as vermelhas o amor; as azuis simbolizam o prêmio aos santos que é o céu; as bolas verdes simbolizam a esperança; as bolas prateadas a glória.

- O Presépio – recria a cena do nascimento de Jesus, nos aproximando espiritualmente ainda mais deste momento tão sublime.

- A Estrela – Simboliza a estrela que guiou os magos vindos do Oriente para adorar o Menino Jesus.

- Presentes – refere-se a um gesto simbólico no qual todos nós ganhamos o maior de todos os presentes: Jesus

- Luzes – Simbolizam, assim como as velas, que Jesus é a Luz do mundo.

- Sinos – Lembram que temos um Salvador que se fez homem, habitou entre nós ensinando sua mensagem de amor e paz.

Os símbolos servem para facilitar a celebração desse tempo litúrgico tão importante para nós cristãos, mas eles são apenas um meio para nos ajudar a vivenciar o acontecimento mais aguardado no natal: o nascimento do nosso Salvador Jesus. Para completarmos este encontro com o Salvador precisamos ter um coração puro, orante e cheio de paz e alegria para vivermos intensamente este tempo de graça dado por Deus a seu povo amado.

 A Arca da Aliança deseja a você um maravilhoso e santo Advento!

 

Amigos da Evangelização

 

 


Comentários

comentários