Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
USA
Formação
23.Set - Estudo Bíblico – Parte 4
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Estudo Bíblico – Parte 4


Estudo Bíblico – Parte 4


O Ano de Mateus


O Sermão da Montanha


 


Continuamos nosso estudo sobre o Evangelho segundo São Mateus, cujo dia celebramos no dia 21 de setembro.


Como foi mencionado no último texto, Mateus apresenta Jesus como o Novo Moisés, aquele que nos propõe a Nova Lei.


 


Por esse motivo, assim como a antiga Lei é constituída pelos 5 livros do Pentateuco, Mateus insere em seu evangelho 5 sermões de Jesus, intercalados com partes narrativas.


 


São eles, o Sermão da Montanha (Mt 5 - 7); o Sermão da Missão (Mt 10); o Sermão das parábolas; o Sermão Eclesial e o Sermão Escatológico.


 


Pois bem, o Sermão da Montanha é também o Sermão de inauguração da vida pública de Jesus, logo após o chamado dos primeiros discípulos. Neste sermão, Jesus sobe à montanha, e sentou-se com os discípulos. Ou seja, é uma fala, ou um conjunto de falas, destinado ao grupo dos discípulos de Jesus, os seguidores que estavam acompanhando Jesus.


 


Jesus abre esse sermão com as bem-aventuranças, que são como que um novo programa do Reino de Deus.


 


O termo bem-aventurados pode ser traduzido também por felizes, ou seja, quem é discípulo de Jesus é feliz, é bem-aventurado. E aqui é interessante porque Jesus inverte toda a lógica do que geralmente nós chamamos de felizes, pois, ao encontrarmos o evangelho somos felizes, mesmo se formos pobres, mesmo se estivermos aflitos, se formos mansos, se tivermos fome e sede de justiça, se formos misericordiosos, puros de coração, promotores da paz, perseguidos e caluniados.


 


Se nós soubermos viver todas essas realidades com o coração voltado para Jesus, aí nós encontraremos a verdadeira felicidade, ou a verdadeira bem-aventurança.


 


Jesus ainda continua esse sermão com a comparação do Sal e da Luz e depois apresenta a proposta de que os cristãos devem superar a Lei de Moisés, ou seja, com Jesus impera a Lei do amor, que é muito maior que a Lei pela Lei.


 


Se soubermos ler o Evangelho de São Mateus, ou, mesmo que apenas o Sermão da Montanha e fizermos dele o nosso programa de vida, estaremos mais próximos da verdadeira felicidade.


 


 


Que São Mateus interceda por nós.


 


Rogério Kruger Junior


Missionário Consagrado Arca da Aliança



Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 73%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 54%

    META MENSAL

    Joinville
  • 65%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2020 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.