Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
USA
Formação
21.Ago - A amizade é feita de gratuidade
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
A amizade é feita de gratuidade

A amizade fiel é um refúgio seguro e não tem preço que pague. É um tesouro inestimável e dom de Deus. Deus cria os amigos, leva o amigo ao amigo. Sem amigos somos como estrangeiros, com os amigos nos sentimos em casa. Com um amigo ao lado nenhum caminho é longo. Na verdade o amigo é um escudo contra emoções negativas, é como asa que nos eleva acima do pó da terra. O amigo é a visibilidade e o sacramento de amor de Deus. É como sol que ilumina a vida.


O amor de amizade consiste em acolher o outro como ele é, não esperar recompensas e vantagens, respeitar sua liberdade, ser compreensivo, abrir a confidência, acolher sem censuras, querer que o outro seja mais, sentir alegria de estar em sua companhia, partilhar a vida.


O amigo pode ser o melhor terapeuta porque está perto, compreende, ajuda. Sem amizade nada é amável. Nossos amigos podem se tornar nossos inimigos quando eles não são pessoas de bem. Ao lado da amizade verdadeira, há a amizade falsa, por interesse e prazer. Quatro coisas levam a perder uma amizade: primeiro, a falta de abertura. Quem esconde os sentimentos mata a amizade. O fechamento leva ao tédio, rotina, afastamento. Segundo, a falta de tempo. O excesso de trabalho, o ativismo, a ocupação demasiada não permite o encontro, a presença, o diálogo. Quem ama dedica tempo à amizade. Terceiro, a falta de igualdade. Os amigos estão no mesmo plano. Um não é tutor do outro, nem mestre, nem psicólogo, nem benfeitor. A posição de superioridade impede a amizade. Quarto: o excesso de presentes com excesso de carinho sufoca o outro, tira a liberdade, acaba em dominação.


A amizade é feita de gratuidade e não de gratificações. Quanto mais gratuidade, mais felicidade. A amizade requer fidelidade e, portanto, sempre a verdade. Onde entra a falsidade morre a amizade. A harmonia de visão, a vontade do bem do outro e o afeto são três componentes essenciais da amizade. Nossa pátria é lá onde encontramos amigos. O amor de amizade é profundo, intenso, personalizado, aberto, livre. 


A experiência mostra que para manter a amizade é preciso espiritualidade, ou seja, presença de Deus. Assim na amizade fazemos a experiência do divino. Graças à amizade verdadeira muitas pessoas encontraram Deus, foram poupadas de experiências negativas, encontram apoio, consolo, orientação. Na amizade existe também a correção fraterna e crescimento humano, espiritual, social. Nada mais decepcionante que a amizade interesseira e a dor da traição dos amigos é inconsolável. Quando esta traição é conjugal e familiar, abre feridas que só o perdão pode curar. A amizade é o belo amor, mas de amizade não se brinca. Manter a amizade requer doação. 


A oferta da aliança que Deus faz ao seu povo e a cada pessoa é uma oferta, uma proposta de amizade. Deus fala conosco nas Escrituras num diálogo entre amigos. Jesus declara que somos seus amigos a ponto de Ele dar sua vida para salvar esta amizade. Ele chorou a morte de seu amigo Lázaro e em cada missa somos os convidados para a ceia do Senhor. Tudo é prova de amizade, deixemo-nos amar pelo melhor amigo.




Dom Orlando Brandes - Arcebispo de Metropolitano de Aparecida 



Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 35%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 24%

    META MENSAL

    Joinville
  • 15%

    META MENSAL

    Montes Claros
  • 10%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2019 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.