A penitência e a oração são fontes de conversão? - Formação - Comunidade Católica Arca da Aliança
 
 
Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
USA
Formação
27.Fev - A penitência e a oração são fontes de conversão?
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
A penitência e a oração são fontes de conversão?


A penitência é o caminho de fortalecimento para seguirmos Jesus


Como já acontecia com os profetas, o apelo de Jesus à oração e à penitência não visa primariamente às obras exteriores como as cinzas, os jejuns e as mortificações, mas sim à conversão do coração.


Conversão


Somos chamados a ter um coração compenetrante, e a penitência nos fortalece no combate contra os pecados que, muitas vezes, encontram morada naquilo que são as nossas fraquezas.


Devemos ter a necessidade da mudança interior, de realizar a penitência por amor a Deus e ficar atento a toda faísca de orgulho que possa estar em nós, assim venceremos todos os combates e insídias de satanás.


É preciso combater o orgulho, e a penitência tem essa função de nos levar à humildade, pois é o que está no coração. O reconhecimento das próprias limitações e a pequenez que fazem da penitência uma atitude que nos une a Deus e domina o eu.


O caminho da mortificação


O parágrafo 2015 do Catecismo da Igreja Católica nos ensina que o caminho da perfeição passa pela cruz, e não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual. O progresso espiritual envolve a mortificação que nos leva gradualmente a viver a paz e a alegria das bem-aventuranças.


Um santo dos nossos tempos, São João Paulo II, no ano de 2000, ao elevar os dois pastorinhos de Fátima à glória dos altares fez questão de realçar a generosidade com que ambos, a pedido de Nossa Senhora, se entregaram à penitência pelos pobres pecadores. Também fez questão de destacar que grande era o pequeno Francisco que deseja reparar as ofensas dos pecadores com sacrifícios de oração.


Exemplo seguido pela própria irmã Jacinta dizendo a Francisco, pouco antes de sua morte, que dava muitas saudades minhas a Nosso Senhor e a Nossa Senhora, e a diz que sofro tudo o quanto eles quiserem para converter os pecadores.


 


Renúncia


A penitência e renúncia nos afastam da vontade própria e abrem em nós a alegria e o entusiasmo para acolher a vontade de Deus. Não há nada mais importante na nossa vida do que fazer a vontade do Senhor.


Que Ele possa tocar na nossa alma, em nossos impossíveis, e nos conceda a graça da libertação pelo jejum e mortificação de tudo aquilo que tem tirado a sua paz. Quando a prova e a batalha chegar Deus é maior.


A Palavra de Deus nos mostra, em Tobias 12,1-15, o poder do jejum. Quero desafiar você, durante este ano de 2019, a jejuar um dia por semana, portanto, não pode ficar “a pão” e água. Durante um dia, faça o sacrifício de oferecer um líquido ou um alimento que goste muito como forma de penitência, e verá o quanto Deus vai agir.






Ironi Spuldaro - Membro do CAE (Comissão de Ação Evangelizadora) da diocese de Guarapuava. Membro do conselho diocesano, estadual e nacional da RCC (Renovação Carismática Católica) movimento do qual participa desde 1987. Ironi exerce o ministério de pregação em todo o Brasil e em outros países, como Argentina, Paraguai, Bolívia, Estados Unidos, Itália, Coréia do Sul, Inglaterra e Suiça. Fundador da Missão Há Poder de Deus, escritor e apresentador do Programa Há Poder de Deus.


 



Fonte: Canção Nova

Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 96%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 71%

    META MENSAL

    Joinville- SC
  • 82%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2024 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.
Navegando no site você aceite a nossa política de privacidade.

As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.

Política de Privacidade
Aceitar e continuar
Seja um doador
  • R$
    20,00
  • R$
    50,00
  • R$
    100,00
  • R$
    ,00
 
 
CARTÃO DE CRÉDITO
BOLETO
PIX
Dados PIX para Paulo Afonso em breve
Dados PIX para Blumenau l Chave de acesso: 47991866577
Dados PIX para Joinville l Chave de acesso: 47996440089

Preencha os campos abaixo e pague com o cartão de crédito

0123 4567 8910 1112 ANTONIO BANDEIRA Nome do Titular Vencimento Número do Cartão 01/23 MÊS ANO
985 Segurança Antonio Bandeira