Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
USA
Formação
04.Jun - Aprendendo a lidar com meus medos
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Aprendendo a lidar com meus medos


Aprendendo a lidar com meus medos


  


Em tempos atuais é difícil falar de nossos medos, mesmo porque a sociedade contemporânea nos propõe que sejamos fortes e por vezes insensíveis e alheios aos nossos sentimentos e emoções. Sabe-se que o medo é inerente ao ser humano e é um instinto natural de sobrevivência onde se pode contar com um fator determinante de proteção contra os perigos e as adversidades que ocorrem ao longo de nossas vidas.


 


Algo está errado quando o medo toma conta da pessoa a ponto dela não sair de casa, não querer falar em público e até não se permitir desenvolver literalmente seus dons, mas subtende-se que este é o lado negativo do medo e o positivo é quando ele serve de defesa, tornando-nos cautelosos e prudentes frente ao ato de atravessar uma rua bastante movimentada ou não reagir diante de um assalto.


 


Não é nada fácil admitir nossos medos na ordem social, profissional, vocacional e continuar em paz com eles. Porém, se a pessoa que tem medo possui uma crença religiosa seguida de fé é importante que ela se apegue a esta crença e reze neste momento, porque isto lhe infundirá confiança e um efeito psicológico muito bom, diminuindo pouco a pouco os danos que, se não observados em tempo poderá causar danos irreversíveis no individuo.


 


Em Mateus 25,14-30 há a parábola dos talentos onde um patrão iria viajar e distribuiu entre três servos seus bens para que administrassem segundo suas capacidades e dons. Interessante que dois deles investiram o que receberam e multiplicaram-nos, porém, o terceiro servo pegou sua parte e a enterrou com medo de não conseguir fazer nada com ela. E foi exatamente isto que falou para o seu patrão quando este retornou da longa viagem: "Senhor, sei que és um homem duro, que colhes onde não semeastes e recolhes onde não espalhastes. Por isso tive medo e fui esconder teu talento na terra; aqui tens o que é teu" (Mt25,24). Em resposta a tudo isto o Senhor trata duramente o servo a ponto de dizer a outros servos o seguinte: "Tirai-lhe o talento e dai- o ao que tem mais" (Mt 25, 26-28).


 


Finalizo meus comentários evidenciando o teólogo e terapeuta Eugen Drewermann quando diz assim: "Se você tiver uma imagem de Deus tão marcada pelo medo, sua vida será, já agora, choro e ranger de dentes. Se você quiser controlar tudo, perderá já agora, qualquer controle sobre sua vida, se você estiver tão obstinado em não cometer nenhum erro, errará em tudo".


 


Psicóloga Eliane Souza Rafael


 


 



Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 32%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 23%

    META MENSAL

    Joinville
  • 11%

    META MENSAL

    Montes Claros
  • 20%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2020 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.