Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
USA
Formação
24.Ago - Benefícios da atividade física no inverno
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Benefícios da atividade física no inverno



O inverno é uma estação deliciosa para comer: chocolates, fondues, sopas, feijoadas e massas, estão entre as preferências da época, mas isso não acontece sem motivo. O fato de sentirmos vontade de ingerir alimentos mais fortes e gordurosos é uma necessidade do corpo em relação ao frio. Por outro lado, sair da cama mais cedo, nessa época, para praticar atividade física se torna mais difícil. Como a ingestão calórica aumenta bastante durante o frio, as pessoas tendem a engordar. Assim, ao deixar de praticar a atividade física, o aumento de peso tende a ser ainda maior.


Grande parte das pessoas usa o clima como fator determinante na hora de treinar. Muitos preferem o calor, porque se sentem mais dispostos, e dão a desculpa “está muito frio”: para não realizarem seus treinos. Mas o treino não pode ser quebrado por conta do clima, a não ser que você não esteja esperando resultados. O frio chega e a vontade de fazer exercícios some. A disposição dificilmente vence a briga com o termômetro quando as temperaturas caem. O resultado é uma correria desordenada nos próximos meses para compensar o tempo de preguiça e você está desperdiçando o melhor período do ano para ganhar saúde e avançar no emagrecimento.


É necessário lembrar que a frequência e a intensidade da atividade física, que é de seu costume, não deve se alterar durante o inverno. Isso significa que você deve continuar praticando seus exercícios de costume de três a cinco vezes por semana; que o exercício deve ocupar entre trinta minutos a uma hora. Assim, o treinamento no frio tem muitos benefícios como:


·         Queimar mais calorias: no frio, o corpo precisa de mais calorias para se aquecer, o que aumenta o gasto energético. É por isso que dá mais vontade de consumir alimentos bem calóricos, seu organismo está avisando que está com o metabolismo mais rápido. A vantagem de treinar no inverno é usar esse gasto calórico extra, acompanhado de exercícios e uma dieta equilibrada, para obter uma redução de gordura.


·         Evita problemas respiratórios: o corpo fica mais tempo aquecido, o que evita o acúmulo de secreções na face e pulmões.


·         Combate mau humor e depressão: é comum, principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil, que as pessoas fiquem mais deprimidas no inverno. A prática de atividades físicas estimula a liberação de endorfinas, o que causa sensação de prazer, ajudando no humor e combatendo a depressão dos dias mais frios.


·         Equilibra o sono: pesquisas indicam que pessoas que praticam 150 minutos de exercícios físicos semanais dormem melhor e ficam mais alertas durante o dia, comparadas àquelas que praticam pouco ou nenhum exercício. Mas cuidado: atividades até duas horas antes de dormir podem dificultar a chegada do sono, por conta dos níveis elevados de adrenalina.


·         O treino é tranquilo: Para quem odeia academia tumultuada, filas de espera nos aparelhos e ficar desviando dos outros no parque, o inverno traz uma ótima vantagem, pois as academias costumam estar mais calmas, e o professor pode dar mais atenção a você.


·         Fica mais agradável treinar: Quem sofre com sobrepeso e obesidade sente um incômodo grande no verão, quando o calor estimula ainda mais a transpiração. O corpo sua mais no verão porque precisa fazer um esforço maior para regular a temperatura interna. Transpirando menos no inverno, o treino fica mais agradável.


·         Afasta o sedentarismo: Passar a maior parte do tempo sem fazer exercícios ou se movimentar reduz o seu condicionamento. O sedentarismo é considerado uma doença, capaz de gerar muitas outras, por isso, proteja-se o ano inteiro.


Dessa forma, os cuidados que devemos ter ao treinar no frio são:  o período de aquecimento deve ser de vinte minutos, em média, além do alongamento, para prevenir lesões, mais comuns nessa época do ano; o uso de roupas leves, mas que aquecem o praticante, também merece atenção; não se esquecer da hidratação do corpo, fundamental em qualquer época do ano, mas ainda mais importante no inverno, em que o tempo é bastante seco.


Portanto, além de tudo isso, treinar no frio aumenta a disposição para as práticas cotidianas; há o aumento das capacidades cardiorrespiratórias do praticante; e a manutenção da força muscular. E lembre-se: é no inverno que preparamos nossos corpos para o verão!


 


Janaína Grazyelly Ramos Souza Pinheiro Loos  -  Missionária Consagrada Comunidade Católica Arca da Aliança





 


 



Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 55%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 52%

    META MENSAL

    Joinville
  • 57%

    META MENSAL

    Montes Claros
  • 75%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2019 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.