Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
USA
Formação
18.Mai - Bondade
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Bondade

 


Bondade


 


O que são os frutos do Espírito Santo? O Catecismo da Igreja Católica explica:


"Os frutos do Espírito Santo são perfeições plasmadas por Ele em nós como primícias da Glória Eterna. A tradição da igreja enumera 12: amor, alegria, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência, castidade" (CIC 1832). Que também podemos encontrar na carta de São Paulo aos Gálatas (5,22-23).


Se você percebe um destes doze frutos em alguém, é porque ela está sendo conduzida pelo Espírito Santo. E normalmente, nenhum desses frutos vem sozinho, mas sempre acompanhado de outros.


Quando somos dóceis à moção do Espírito Santo produzimos atos e virtudes que podemos comparar como frutos de uma árvore.


E o homem dócil ao Espírito é aquele que se deixa levar para a vida no Espírito em todo e qualquer lugar. E não é somente quando estamos louvando ou agradecendo a Deus, mas a vida no Espírito acontece no sofrimento, na dor, na provação, nas perdas e nos ganhos. É em todas as situações se deixar ser conduzido pelo Espírito, assim o Espírito Santo vai tendo espaço para completar a sua obra em nós.


Aqui quero especificar sobre o fruto da Bondade, através  de um testemunho. Os bons exemplos são sempre importantes, são um estímulo à prática da virtude e como falar do fruto da Bondade sem pensar em minha mãe dona Lady. Em agosto deste ano fará dois anos da sua Páscoa eterna, mas nos deixou um grande legado. Uma simples dona de casa que fazia tudo com amor, mulher de muitas virtudes e muita oração.


Eu sabia como minha mãe era bondosa, ajudava muitas pessoas sem esperar nada em troca, "fazer o bem sem olhar a quem". E automaticamente a bondade a levava a compaixão pelos que precisavam dela. Minha mãe sempre nos defendia das artes que fazíamos. Somos sete filhos, então imagine a bagunça que fazíamos. Mas ela com sua paciência sempre contornava tudo.


Quando minha mãe faleceu, no dia de seu velório ela recebeu várias homenagens, muitas pessoas vieram se despedir dela pela última vez. Mas não esqueço de uma vizinha de infância, da qual fazia mais de 30 anos que não a via e quando abracei e disse a ela que estava surpresa por vê-la ali ela me respondeu: "como eu poderia deixar de vir se escapei de muitas surras por causa de sua mãe, quantas vezes ela encobriu as minhas travessuras".


Então vi que não eram só os filhos que ela defendia, mas os amigos dos filhos também, os vizinhos e quem mais ela pudesse. Seu coração bondoso hoje desfruta da glória eterna.


E você? Quer receber o fruto da bondade? Peça a Deus, mas peça com confiança, com insistência. Afinal, se Deus nos dá tantas coisas, imagina então quando pedirmos um fruto do seu Espírito!


Viver pelo Espírito Santo é fazer da nossa vida um pedacinho do céu aqui na terra.


Que Deus lhe abençoe grandemente e lhe conceda todos os dons e frutos que você mais necessita.


Um abraço fraterno




Cláudia Ribeiro


Missionária Consagrada Arca da Aliança


 


Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 12%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 11%

    META MENSAL

    Joinville
  • 95%

    META MENSAL

    Montes Claros
  • 100%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2020 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.