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28.Mai - Como aproveitar os nutrientes dos legumes e verduras cozidos?
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Como aproveitar os nutrientes dos legumes e verduras cozidos?


Mais dicas muito importantes para a nossa saúde:


 


Não basta só ingerir verduras e legumes, é fundamental cozinhar de forma correta, para que os nutrientes sejam preservados.


Vitaminas A, C, B1, B2 e ácido fólico são mais sensíveis ao calor. E para diminuir esta perda de nutrientes você pode ter alguns cuidados:


 


1-    Descasque e corte as verduras e legumes mais próximo do horário para consumo, porque ao cortar a verdura começa a perder nutrientes. Evite também cortar a metade da cenoura, por exemplo, e deixar o resto na geladeira para usar outro dia. Sem a proteção da casca, as vitaminas são perdidas mais facilmente.


2-    Evite picar muito as verduras, já que quando você fatia o alimento em pequenos pedaços para cozinhá-lo, facilita a perda de nutrientes para a água, então procure cortar em pedaços maiores.


3-    Não deixe legumes, verduras e frutas armazenados por longos períodos. Isso faz com que parte dos nutrientes sejam perdidos.


4-    Cozinhe os alimentos com casca A casca dos legumes e verduras funciona como uma capa de proteção para o alimento, ajudando a conservar seus nutrientes. Prefira sempre manter a casca, pelo menos durante o cozimento, e descasque depois de retirar da panela.


5-    Cozinhe os alimentos com pouca água e em curto tempo. Para que os nutrientes são sejam perdidos em grande quantidade, use o mínimo de água possível e cozinhe com a tampa fechada.


6-    Espere a água ferver para colocar as verduras e legumes.


7-    Cozinhe os legumes al dente (tem que ficar mais firme). Não cozinhe muito. Quanto mais você cozinha, mais nutrientes do alimento você perde.


8-    Prefira cozinhar os legumes no vapor, é a melhor forma de conservar os nutrientes. Se você não tiver uma panela própria para cozinhar no vapor, você pode colocar água em uma panela e encaixar um escorredor de macarrão com os legumes dentro, de forma que os alimentos não toquem na água.


 


“A saúde começa pela boca.


Comer bem não está somente relacionado ao que você come ou quanto come, mas também a como são preparados os alimentos.”


 


 


  Nutricionista Gabriela Tavares    CRN 10- 4294



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