Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
USA
Formação
02.Jun - Comunhão de almas
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Comunhão de almas


Comunhão de almas


A presença física é a mais pobre das presenças




O isolamento social e a realidade de pandemia que vivemos nos dias atuais têm nos levado a superar as dificuldades de se “fazer presente”. E temos aprendido que para “fazer-se presente” nem sempre é preciso “estar presente”.  Como missionários, que vivem a cada tempo em uma missão diferente, diria que somos bem exercitados na capacidade de se fazer presente, sem estar presente.


Quantas vezes estamos longe dos amigos e familiares em datas especiais ou em momentos de dor e sofrimento.  Às vezes celebramos de longe um momento importante dos irmãos de comunidade que amamos, como um casamento, um nascimento, uma consagração. Os namoros da comunidade também, normalmente passam pela “prova” da distância, da saudade. Mas vivemos tudo na alegria de nossa escolha e na certeza de que, em Deus, podemos viver aquilo que chamamos de “comunhão de almas”.


Só o homem tem a capacidade de entrar em comunhão, fazer comunhão, ser comunhão. Os animais não são assim. Nenhum outro ser vivo é assim, apenas o homem, criado a imagem de Deus, um Deus que é comunhão na trindade, que é comunhão conosco.


É possível estar em comunhão, uma comunhão no amor, uma comunhão de almas com aqueles que amamos! O amor se alimenta de pequenas delicadezas, pequenos gestos que nos fazem “estar” presente.  Você já pensou em escrever uma carta, de próprio punho, para quem você ama e que neste momento está longe?  Ligar para alguém especial e encorajar, animar e se fazer presente, mesmo a distância? Quem sabe fazer um presentinho, com as suas próprias mãos, usando de criatividade e muito amor! E o que falar dos propósitos de oração, que unem a alma e o coração daqueles que estão distantes fisicamente. E une aonde? Une em Deus. O coração de Deus é um grande local de encontro... Encontramo-nos com Ele, conosco mesmos e também com o próximo.


O quanto você une seu coração as pessoas que vocês ama neste tempo? Se não soubermos ou não aprendermos a nos fazer presente mesmo sem estar presente, também não nos faremos presentes quando realmente estivermos presentes (fisicamente). Tem uma presença que é ausência. E tem uma ausência que é presença.  Tenho desejo que todos os meus amigos, familiares e as pessoas que eu amo, saibam realmente que eu as amo, mesmo sem poder estar perto como eu gostaria. Perto não... mas dentro sim! A comunhão de almas nos une, rompe distâncias, supera barreiras de isolamento e alimenta o amor dentro de nós.


 


Leila Rúbia Parma


Missionária Consagrada Arca da Aliança


Missão Blumenau/ SC



Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 32%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 29%

    META MENSAL

    Joinville
  • 11%

    META MENSAL

    Montes Claros
  • 20%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2020 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.