Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
USA
Formação
04.Abr - Demonstrar carinho sem tocar
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Demonstrar carinho sem tocar


Desafio na quarentena: demonstrar carinho sem tocar


 


A crise, o desafio, a mudança, criam condições favoráveis à criatividade. Em dias como esses fomos desafiados a nos cumprimentar de formas alternativas sem necessitarmos ter contato com alguém. Isso é um desafio para o padrão caloroso brasileiro de ser.


Parei pra pensar nesses dias onde também nós em comunidade que somos acostumados ao “abraço da paz”, diário, tivemos de renunciar a ele nas orações comunitárias. Percebi que muitas vezes abracei ou estendi a mão no automático, sem se quer olhar nos olhos do outro, e algumas vezes repetindo o abraço porque não prestei atenção em quem já abracei.


Nesses dias preciso olhar pra cada um, dar um sorriso e fazer desse gesto minha demonstração de ternura e acolhimento. Além disso, quando estou em minha escala de almoço, me esforço pra fazer o melhor possível com o que temos disponível no cardápio, colocando minha atenção e amor nessa atividade simples. Também tenho prestado mais atenção na dimensão do respeito e gentileza, na dimensão da gratidão, verbalizando mais o “obrigado” e “por favor”. Creio que o principal disso é nos tirar do automatismo nas nossas relações.


Precisamos por medidas de saúde estar fisicamente distantes de alguns, porém a distância não precisa nos tornar indiferentes a eles: principalmente os vulneráveis, pobres e velhos. Também por medidas de saúde alguns têm de estar mais próximos dos da sua casa, pais, mães e filhos na mesma casa, cuidemos, porém para não criar com a desculpa do home office,  isolamento social dentro de casa.


Façamos da quarentena uma grande escola de comunhão, que se dá por presença, intimidade, e porque não um pouco de saudável distância.


 


Cristiane Liberato


Missionária Consagrada Arca da Aliança


 Casa contemplativa



Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 12%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 11%

    META MENSAL

    Joinville
  • 95%

    META MENSAL

    Montes Claros
  • 100%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2020 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.