Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
USA
Formação
22.Mai - Descubra-se
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Descubra-se


Descubra-se




O que fazer quando a angústia vai apertando o coração, a cabeça parece que explode de tanto pensar em saídas e formas para resolver tantas questões. O corpo tencionado se embola de dores musculares, o pescoço fica rígido, os braços já não conseguem se movimentar com a mesma destreza.


Olhar para trás e perceber que tudo está distante, os sonhos, os planos, tudo teve que parar. Parar?? Não sei!!!!! Mas a vida continua com desafios inimagináveis, com descobertas que até achava que vivia, mas não com tanta intensidade. E agora??? Voltamos à estaca zero??? Ou fizemos uma pausa para reavaliar??? O que para muitos a situação atual parece ser uma regressão ou até visto como um castigo, pois cada pessoa lida com as perdas e as dores de acordo com aquilo que acredita, foi necessário fazer uma pausa.


Se avaliarmos nossa trajetória na vivência de valores estávamos caminhando muito rápido, não havia tempo para nada, o essencial tinha se tornado secundário. Os conflitos se tornaram intensos e deixaram de ser refletidos como um caminho de crescimento pessoal. A prudência virou medo a ponto de desencadear pânico e a ansiedade... ah!!!!....a ansiedade, se tornou a vilã da história. Tudo é culpa da ansiedade. Claro que sim, pois as pessoas perderam o foco de suas escolhas, perderam o sentido e as condições mentais e emocionais para pensar sobre elas próprias. Pensar em tudo o que precisa, ou em como conseguir o que se deseja tornou-se uma corrida, uma luta árdua e dolorida pela sobrevivência, em um mundo perdido nos seus valores e esquecido de sua essência.


Voltar é reavaliar os conceitos, pensamentos e ações sobre o seu fazer. Voltar para casa literalmente, refazer rotinas, olhar para o lado de dentro de si mesmo. Encontrar-se consigo, com as coisas e com os conceitos que se acredita ou acreditava, mas que ficou perdido no caminho até aqui.


Você deve estar pensando, como será quando esta pandemia acabar??? Bom, isto não podemos prever, mas podemos escolher o que queremos viver. Sobre o amanhã não temos controle, apenas temos o ontem que já ficou para trás e nunca mais viveremos. Apenas nos sobrou o hoje e aí precisamos avaliar e descobrir como queremos viver a cada dia. O que vamos escolher para hoje???


Sabemos que os desencontros, as brigas e as agressões são grandes em muitas famílias, mas também sabemos que muitos casais voltaram a se encontrar, os filhos que estavam órfãos pela falta da presença dos pais, hoje se sentem fazendo parte da família. Sempre, em toda a história da humanidade foi em meio ao caos que houveram grandes conquistas. Quais as conquistas que você e sua família já tiveram em meio a este caos? Desejo que sua avaliação seja positiva e que possa viver a verdadeira preparação para o novo que há de vir. Mesmo que as perspectivas não sejam das mais animadoras, cabe a cada pessoa contribuir com sua parte para que a história seja escrita da melhor forma.




Psicóloga Maria Lúcia Lehm



Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 64%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 66%

    META MENSAL

    Joinville
  • 57%

    META MENSAL

    Montes Claros
  • 50%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2020 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.