Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
USA
Formação
09.Nov - Estar no mundo sem ser do mundo
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Estar no mundo sem ser do mundo

“Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo como eu não sou do mundo. Santifica-os na verdade; a tua palavra é verdade.” (João 17,15-17).


Para tratar essa temática faz-se necessário uma reflexão, que tenha o intuito de provocar, abordando a essência do “ser” o meu “eu”. Todavia, a abordagem será descrita em uma perspectiva “moral teológica”, destacando três realidades integradas, “opção fundamental”, “atitude” e “atos concretos”. A minha e a tua existência só se concretiza quando se faz a “opção fundamental”, que nada mais é que assumir-se como pessoa, aquilo que eu sou. Essa tomada de consciência é a base fundamental para todas as outras escolhas positivas e ou negativas. 


Quando positivas promovem o meu “eu”, estando de acordo aquilo que “faço” com aquilo que “sou”. E o oposto, negativas quando aquilo que “faço” não está de acordo com aquilo que sou.  A opção mais fundamental para o cristão é a de ser outro cristo. Aqui se entenda, não é uma tentativa de repetir o Cristo, mas ser o “eu” (aqui o teu nome), para isso exige autenticidade, pois o “eu” é único e não se repede, não se copia, é essa a santificação na verdade que trata a citação da sagrada escritura no inicio desse texto, não ser do mundo, implica em ser autêntico. E essa opção vai sendo explicitada na minha atitude, que se traduz em atos, e por sua vez torna-se ordinário, comum em meu proceder. 


O cristão se percebe e em Deus encontra o sentido último de sua existência, submetendo toda a realidade diante dessa “opção fundamental”. Aquilo que faço tem a ver com aquilo que sou?  O meu trabalho, o meu ministério, meu estudo, minhas amizades, promovem o Cristo que precisa viver no meu “ser”. Vamos juntos caminhar em comunidade para que assim como o Apóstolo Paulo declara, “... já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2, 20a).




James Eduardo de Souza - Missionário Consagrado Arca da Aliança


Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 49%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 38%

    META MENSAL

    Joinville
  • 40%

    META MENSAL

    Montes Claros
  • 55%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2019 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.