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30.Jul - Exercícios físicos e férias: essa combinação pode dar certo!
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Exercícios físicos e férias: essa combinação pode dar certo!

 


Muitos tiram férias nessa época para poder viajar e desfrutar da estação do inverno. A inimiga de quem quer praticar exercícios físicos durante as férias é a preguiça. Mas, para quem já tem a atividade física como parte do seu cotidiano, nessa hora batem algumas dúvidas: Como manter uma rotina de treinos com uma frequência mínima para não pôr a perder todo o resultado da sua dedicação ao longo do semestre? Quais as atividades mais indicadas? 


Se você fica muito tempo parado, você pode voltar ao ponto inicial de quando começou a treinar. A pausa prolongada afeta o rendimento sobre a resistência aeróbia e a força muscular. A sugestão é que, mesmo nas férias, se mantenha pelo menos 20 minutos diários de atividade física. Depois de meses trabalhando para conquistar resultados, seria uma pena colocar tudo a perder nas férias.


Pensemos nas férias como um período onde tudo é mais divertido e prazeroso, e não deveria ser diferente com um treino. Não falando necessariamente em academia (apesar de haver essa possibilidade), mas de atividades físicas, ao ar livre, que você pode fazer para manter-se ativo, de uma forma recreativa. Os exercícios físicos podem ser praticados nas férias de forma prazerosa.


Porém, apenas nas férias não vamos conseguir colocar em forma tudo aquilo que deixamos para traz durante um semestre exaustivo de trabalho. Assim, temos que tomar alguns cuidados para não passar as férias tomando analgésicos para dores musculares.


Reunimos aqui algumas dicas importantes para você vencer o desânimo e se concentrar nos treinos, mesmo durante o período de descanso e chegar ao fim das férias, realmente, com o corpo e a mente renovados e acima de tudo com muita saúde para você e sua família:


·                  Lembre-se que seu corpo tem limites e que ele pode não estar preparado para esforços além do habitual.


·                    No inverno, a tentação de atacar pratos calóricos cresce conforme cai a temperatura ambiente. Privilegie refeições balanceadas e diversificadas


·                    Não é porque sentimos menos sede durante o inverno que o consumo de água deve cair. A necessidade do corpo continua a mesma e, por isso, mantenha-se hidratado. Outra boa dica é aplicar soro fisiológico nos olhos e nas narinas, para evitar ressecamento.


·                    Se for exercitar-se, é essencial fazer exercícios de aquecimento antes do treino para evitar lesões, que são mais comuns no frio. Não deixe ainda de fazer o alongamento antes e depois da atividade física.


·                    A escolha da roupa também é importante. Evite o uso de muitos casacos para não causar superaquecimento corporal. Opte por tecidos leves e agasalhos que possam ser facilmente tirados, caso você sinta calor.


·                    A caminhada também é uma atividade que proporcionará benefícios para o seu condicionamento e você pode fazer com seus filhos, familiares e amigos.


·                    Porque não uma pedalada pela cidade, praias, campos, parques? Será muito bom, tanto para a saúde como para o seu lazer.


Portanto, essas certamente não são as únicas opções, há diversas possibilidades, mas servem para exemplificar como dá para manter um bom nível de atividade física sem deixar de aproveitar as férias, agregando as duas coisas ao invés de pensar nelas de forma dissociada. Com essas dicas esperamos que você aproveite o máximo suas férias com muita alegria e saúde.


 


 


Janaína Grazyelly Ramos Souza Pinheiro Loos - Missionária Consagrada Comunidade Católica Arca da Aliança


 


 


 


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