Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
USA
Formação
09.Jun - Hildegarda - Quem foi essa mulher?
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Hildegarda - Quem foi essa mulher?

Esse nome diferente que talvez, como primeira impressão possa não chamar muita atenção, porém fala de uma mulher alemão extraordinária que viveu no século XII, uma mulher, que esteve à frente de seu tempo. Hoje considerada quarta doutora da Igreja, ainda pouco conhecida no Brasil, porém, com um legado gigantesco a ser descoberto. Ela foi a décima filha de uma família nobre de sua região na Alemanha e sua educação foi deixada aos cuidados de uma monja, de nome Jutta. 


Hildegarda, desde pequena, demonstrava alguns aspectos místicos, o que provavelmente deixavam seus pais intrigados e que, considerando esse aspecto, a enviaram para uma educação religiosa em um mosteiro.


Depois da morte de Jutta ( monja responsável pela educação de Hildegarda e pelo mosteiro) Hildegarda tornou-se abadessa deste mosteiro. Ela foi musicista, poeta, médica naturalista,  teóloga, em um tempo em que as mulheres não tinham autorização para falar publicamente ela teve autorização para fazer pregações em vários lugares do mundo.


Ela mostrou-se uma mulher de saúde frágil, mas de grande robustez interior, orientava os mais simples e tinha coragem de exortar e orientar os poderosos de seu tempo, os quais muito habitualmente se submetiam ao que Hildegarda dizia,  reconhecendo nela um grande reflexo de Deus. 


Hildegarda em seus livros relata muito sobre uma alimentação saudável, a importância dos alimentos serem preparados com amor e sobre plantas medicinais. Falava da importância da ligação com a natureza com as forças da natureza como o sol, o ar, a terra, água. A ligação com Deus como o Todo o Cosmos.  Escreveu vários livros e compôs belas canções que podemos apreciar até hoje.


“Invoquemos sempre o Espírito Santo, afim de suscitar na Igreja mulheres santas e corajosas, como Santa Hildegarda de Bingen, que valorizando os dons recebidos de Deus, deem a sua preciosa e peculiar contribuição para o crescimento espiritual das nossas comunidades e da Igreja em nosso tempo.” ( Papa Emérito Bento XVI)


Procure conhecer melhor essa mulher que reflete a sabedoria de Deus, que possui um conhecimento universal o qual podemos usufruir, ela que foi santa e hoje reconhecida como doutora da Igreja.


Santa Hildegarda de Bingen, rogai por nós!




Sarita C. Batista Testoni - Psicóloga/ Missionária Consagrada Arca da Aliança


Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 45%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 37%

    META MENSAL

    Joinville
  • 21%

    META MENSAL

    Montes Claros
  • 49%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2019 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.