Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
USA
Formação
04.Jun - Impacto das mídias no corpo dos jovens
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Impacto das mídias no corpo dos jovens


A imagem corporal é definida como a “figuração de nosso corpo formada em nossa mente”. Ela é um conceito complexo e multifacetado que se subdivide em duas dimensões: perceptiva e atitudinal. A primeira dimensão é compreendida como a exatidão no julgamento do tamanho, da forma e do peso corporal e a segunda envolve pensamentos, sentimentos e comportamentos relacionados ao corpo.


Nos últimos anos, os estudos que envolvem a imagem corporal de crianças e jovens têm evidenciado um aumento da insatisfação com o próprio corpo.


A insatisfação corporal é um componente da dimensão atitudinal e se refere à avaliação subjetiva negativa do próprio corpo, alguns estudos destacam que 50% dos meninos e meninas pré-adolescentes com idade entre 8 e 11 anos demostraram desejo de ser mais magro. Outro fator importante é que meninos pré-adolescentes apresentam preocupações com a autoimagem iguais a homens adultos. Metade dos meninos pesquisados entre 8 e 11 anos demonstravam estar buscando o aumento da massa muscular.


Portanto, podemos destacar a vulnerabilidade das crianças e jovens frente às constantes mensagens sociais ligadas à aparência e ao físico, que tentam definir um padrão corporal, que nos meninos tendem a ser fortes e nas meninas terem corpos magros.


 


Janaína Grazyelly Ramos Souza Pinheiro Loos - Missionária Consagrada Comunidade Católica Arca da Aliança



Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 73%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 1%

    META MENSAL

    Joinville
  • 83%

    META MENSAL

    Montes Claros
  • 82%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2020 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.