Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
USA
Formação
18.Dez - José: O Homem que ouviu a Deus.
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
José: O Homem que ouviu a Deus.

“Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espirito Santo.” (Mt 1,18)


 


Imagine só, você está noivo e de repente descobre que a sua noiva está grávida, com um detalhe, o filho não é seu porque vocês buscam viver um relacionamento casto. E da sua parte, está tudo correto. Assim aconteceu a José, Maria por obra de Deus viu-se gestante. Como disse o poeta: e agora José?



Contudo, José conhecia as condições da época, o risco de morte que Maria corria diante de uma acusação de adultério, era apedrejamento na certa e neste caso seriam duas mortes a dela e da criança que ela carregava no ventre. Por amor, tomou a decisão de não a difamar e rejeitá-la secretamente. José era um homem de Deus, manso de coração, íntimo d’Ele e não se deixava levar pelo impulso.


Aqueles que confiam no Senhor encontram Nele abrigo e refúgio. Eis, então, que um anjo do Senhor lhe aparece em sonho e revela o seu plano de amor - “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo” - o seu desejo de salvar todos os homens da escravidão: “ele salvará seu povo de seus pecados (...) se chamará Emanuel que significa: Deus Conosco” (cf Mt 1, 21-22). E já despertando do sonho, segundo as escrituras, José assumiu Maria e Jesus em sua vida, não pensou duas vezes, confiou nas promessas de Deus e seguiu seu caminho, tomou posse do projeto do Senhor.


E você, o que necessita nesse tempo para assumir o Cristo em sua vida? José era íntimo de Deus, por isso pode escutá-lo, entender que a vontade de d’Ele estava sendo realizada ante seus olhos. Não temos escritos, relatos ou artigos anotados por José nos dando dicas de como descobrir o caminho certo, apenas o seu silêncio precedido de uma profunda atitude de confiança.


Coloquemo-nos na presença do presépio e contemplemos a riqueza daqueles que tiveram a liberdade de se abandonar na vontade de Deus. Rezemos juntos, pedindo a intercessão de São José para podermos corresponder a esse amor.


 


Bruno Donato Ferreira Neto - Missionário Consagrado Arca da Aliança


 


Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 41%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 36%

    META MENSAL

    Joinville
  • 25%

    META MENSAL

    Montes Claros
  • 45%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2019 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.