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20.Mar - Manteiga X Margarina
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Manteiga X Margarina

 


 


SAÚDE PARA VOCÊ


Mais uma vez a nutricionaista Gabriela com novas dicas de alimentação saudável.


 


Manteiga ou Margarina?


 


Qual é a melhor?


 


Ao contrário do que muita gente pensa, manteiga não é mais gordurosa do que margarina.


A principal diferença está na origem delas e na qualidade nutricional.


A manteiga é um produto natural e feito a partir do leite de vaca. Ela possui gordura saturada e colesterol, mas trata-se de uma gordura saturada saudável e ainda é rica em vitaminas A, E, D e K. Nosso corpo sabe metabolizar naturalmente esta gordura. E se consumida moderadamente, não aumenta o colesterol.


Já a margarina é uma gordura criada artificialmente, que passa por um processo de hidrogenação para transformar o óleo vegetal em uma pasta, que vira praticamente em um plástico. Nosso corpo, possui dificuldades de digerir essa gordura da margarina. Tanto a qualidade dessa gordura, quanto os aditivos químicos da margarina, que levam ao aumento dos riscos de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.


 


Você já deve ter visto no supermercado vários tipos de margarina, em embalagens que chamam a atenção. Algumas falam na embalagem que: é boa para o coração, que tem fibras, ou que reduzem o colesterol. Só que tudo isso não passa apenas de uma boa propaganda. Afinal, quem fabrica a margarina precisa vender, então não se deixe enganar por estas propagandas.


 


Não resta dúvida que a manteiga é a melhor escolha.


 


 


E uma opção ainda melhor para você consumir a manteiga, é fazer a manteiga ghee. Você pode comprar pronta ou fazer em casa.


A manteiga ghee é basicamente o óleo purificado da manteiga, em que são removidos elementos sólidos e toxinas do leite e lactose, deixando apenas a gordura da manteiga. O que faz com que a manteiga se torne ainda mais saudável!


Passo a passo:


1.Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo.


2.A manteiga derreterá até começar a ferver. Observe que formará uma espuma que, em seguida, baixa.


3.Quando formar a segunda espuma, aguarde alguns minutos e retire do fogo.


4.Após esfriar, coe e coloque em um vidro.


5.Deixe na geladeira até endurecer e depois retire.


Está pronta para usar!


 


Se você preferir, pode adicionar na manteiga orégano ou ervas finas desidratadas para agregar ainda mais sabor a sua manteiga.


 


E lembre-se, na dúvida sempre prefira o que é mais natural.


Por isso, evite a margarina e prefira a manteiga. Coloque mais saúde em seu prato!




 Paz e bem!


 


Nutricionista Clínica Funcional Gabriela Tavares


CRN10-4294


 


 


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