Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
USA
Formação
14.Fev - Num só Carisma... Ser e Fazer, ação e contemplação
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Num só Carisma...  Ser e Fazer, ação e contemplação


Neste fecundo jardim primaveril que é a Mãe Igreja, o Espírito Santo gera e faz brotar novas flores que não suplantam as antigas, mas com elas se harmonizam, exalando o novo perfume inebriante da misericórdia do Pai. A Comunidade Arca da Aliança é uma nova flor, é uma vocação para a  Igreja e para o mundo, que  brota com um Carisma específico.


Toda vocação tem seu espelho na Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, a comunidade divina. Podemos dizer que a comunidade é um transbordamento do amor da Trindade, ela é um anúncio antecipado de nossa vida futura no seio da Trindade, onde todos seremos um no amor.”  [i]


Este trecho extraído do livro de nosso fundador bem expressa o anseio fascinante e desafiador do coração daqueles que buscam a Arca, não como um lugar meramente físico, institucional, mas como o lugar teofânico da vida fraterna, e o lugar antropológico do “encontro” com Deus, fazendo dela “casa e escola da comunhão”.[ii]


Somos uma comunidade vocacionada, cuja consagração de vida está centrada no Carisma de “Ser Presença de Deus”, onde nosso “fazer” torna-se um transbordamento, uma consequência de nosso “ser”. Em outras palavras, não nos definimos como um grupo reunido unicamente em vista de um trabalho, mas sim em vista de uma vocação comum, que está alicerçada sobre um tripé:


Comunhão com Deus: que se dá pela vida de oração pessoal e comunitária, alimentada na intimidade com a Palavra, na vivência fecunda do Espírito, na simplicidade e nobreza da liturgia e na adoração contemplativa da Eucaristia.


Comunhão Fraterna: fundamenta-se no grande mandamento do Senhor de amar-nos uns aos outros por uma aliança de amizade (Jo 15). Como também nos ensina Santo Agostinho, mestre de vida fraterna, queremos ter e ser um só coração e uma só alma voltados para Deus, vivendo assim uma fraternidade reparadora.


O Apostolado: Chamados a ser contemplativos na ação e ativos na contemplação, nosso apostolado se dá a partir do apelo do Espírito Santo à Igreja. Nossa ação missionária e evangelizadora é como que a epifania do Carisma no mundo.


É sobre estes três pilares que o Carisma Arca da Aliança se constrói e encontra sua plena realização, independente do estado de vida a que se é chamado na Comunidade, cada um procura abraçar com inteireza a comum vocação de “Ser Presença de Deus”.


Falaremos sobre a espiritualidade da Arca como quem entra na tenda do encontro e mergulha no mistério da sua presença: é lá que o tesouro da Arca está. Vamos então desvelar o primeiro tesouro que é a graça reparadora e eucarística que brota da espiritualidade do Coração de Jesus, intimamente ligada à Eucaristia. Pois aí adentramos num mistério que ultrapassando as explicações humanas nos pede contemplação, adoração profunda. É a presença de Cristo Jesus na Eucaristia que nos potencializa ser uma presença viva e operosa de Deus no mundo.


O segundo tesouro é a graça mariana, cujo nome da Comunidade brota de um dos seus títulos: “Arca da Aliança” e carrega um profundo significado de nossa vocação. Nossa Senhora se faz presente em nossa espiritualidade como seta que nos indica o Caminho (Jesus Cristo), e nos ensina a fazermos tudo aquilo que Ele nos disser. É com Maria que aprendemos a ser família de Deus, e como em Nazaré viver o valor das pequenas coisas. São José nos é a presença silenciosa, casta e ocultamente providente de Deus na história da salvação.


O terceiro tesouro contido na espiritualidade da Arca é a graça carismática, cuja experiência nos leva a vivência forte e operante do Espírito com seus dons e carismas. É o Paráclito que nos move ao louvor e à adoração, e é ele mesmo que nos move também ao silêncio e à escuta. É o Espírito que nos impele à contemplação, ao recolhimento como “mestre interior”, como é também o mesmo que nos impele à ação, a evangelizarmos com ardor missionário sempre novo e crescente.


É o Espírito aquele que nos provoca sede de Deus e ao mesmo tempo é o que nos sacia. E é nesta dinâmica que somos chamados a ser Presença de Deus exalando no mundo o bom perfume de Cristo. É nessa dinâmica do Espírito que celebramos a liturgia numa fidelidade criativa à Tradição e repleta de unção.


A cruz que os consagrados  usamos na Comunidade, é sinal de nossa vocação e pertença a Jesus Cristo, único Senhor de nossas vidas. Talhada em forma quadrimensional, expressa em si a mesma intensidade do “ser” e do “fazer”, da ação e da contemplação, sendo todo de Deus e todo do irmão, numa mesma proporção de entrega e doação.


 


Larissa Fernandes Menegatte – Missionária Consagrada da Comunidade Arca da Aliança








[i] SANTOS, Elias Dimas. Novas Comunidades, Dom da Trindade. São Paulo: Loyola.




[ii] JOÃO PAULO II. Novo Milenium Ineunte. São Paulo: Paulinas.





Fonte: Revista Institucional Arca da Aliança-Ano 03-Edição 02-março2009

Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 41%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 36%

    META MENSAL

    Joinville
  • 25%

    META MENSAL

    Montes Claros
  • 45%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2019 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.