Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
USA
Formação
15.Fev - O meu horizonte
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
O meu horizonte


O Meu Horizonte


 


    Todo início, seja de um ano, uma jornada ou um ciclo sempre é uma ocasião muito propícia para uma “reunião estratégica” comigo mesmo, onde eu faço um balanço daquilo que vivi, aprendi, alcancei e também o que perdi.


  Diante de tais informações eu sou chamado à traçar meu novo Horizonte, minhas metas, aquilo que me fará crescer como pessoa, confiando sempre meus projetos ao Senhor, na certeza de que terão êxito (Pr 16, 3). Isto é um estado de transcendência.


  Transcender é quando eu traço pontos de referência fora de mim mesmo, meus ideais que dão sentido à minha vida e que me levam a um processo de maturidade.


  Mas, infelizmente, em um ritmo de vida cada vez mais acelerado e desordenado, onde faltam atitudes de prudência, dando margem à insensatez e a loucura (Pr 13, 16), eu acabo caindo em um estado de insensibilidade comigo mesmo, e como uma folha ao vento eu perco todas as minhas referências sobre crescimento e maturidade. A este processo podemos dar o nome de inconsistência.


  Eu sou inconsistente quando vivo uma divisão interior, uma ruptura da inteireza de mim mesmo, onde eu me torno incapaz, pela insensibilidade, de me voltar para os meus ideais.


  Ao me deparar com tudo isto, eis que brota a mais lógica das perguntas: se eu não sei para onde e porque eu estou indo, como vou saber se estou progredindo ou regredindo?


  Um bom arquiteto, antes de iniciar a edificação de uma obra, sempre vai se preocupar com a sua fundação, o alicerce que suportará tudo aquilo que ali será construído. Eis aqui quatro alicerces para que eu possa “arquitetar" o meu horizonte: comportamento (o que fazer), atitude (como fazer), sentimento (por que fazer) e motivação (por quem fazer).


  Entretanto, o alicerce central, aquele que vai amarrar toda a obra deve ser, sempre, Deus. É n'Ele onde eu devo colocar todas as minhas alegrias, com a confiança de que todos os desejos do meu coração Ele atenderá (Sl 37, 4).


  Não nos esqueçamos de que o horizonte é infinito, mas não inalcançável. É a caminhada, o dia a dia que nos constrói. Que esta edificação pessoal possa também motivar a outros, não com palavras, mas com a vida, principalmente em Deus, que tudo pode e onde nada Lhe é impossível (Jó 42, 2).


                Deus abençoe a todos.


 


Fabiano Couto Rocha


Missionário Consagrado Arca da Aliança


Missão Laguna/SC


 



Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 12%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 11%

    META MENSAL

    Joinville
  • 95%

    META MENSAL

    Montes Claros
  • 100%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2020 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.