Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
USA
Formação
19.Jan - Projete sua vida
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Projete sua vida

 


 


Projete sua vida


 


Ano novo iniciando e com ele muitos planos, projetos sendo idealizados. Almejam-se coisas, lugares a conhecer, atitudes a serem adotadas na convivência familiar e social. Entretanto, no desenrolar do ano, a frustração poderá chegar se objetivos e meios concretos não forem cuidadosamente pensados e assumidos como um propósito diário.   O mesmo também acontece no campo espiritual, onde como cristãos se faz importante avaliar-se como pessoa temente a Deus na busca da vivência dos valores do Evangelho.


Para dar esse passo, se faz necessário perguntar-se “Quem sou eu?” Cavar a resposta no mais profundo, evitando descrever-se a partir das coisas que faz ou papéis que desempenha. “Quem sou eu?” Essa é a pergunta geradora e provocativa que te leva a definir-se como pessoa. Precisa ser uma resposta clara, sem muitos rodeios; pois a partir dela você se sentirá impelido a perceber suas virtudes e suas limitações. E, assim o que deseja mudar em seu comportamento ou aprofundar-se em sua vivência religiosa de fé.


Para quem deseja começar o Ano Novo com o pé direito na fé, vale à pena traçar um Projeto Pessoal de Vida Espiritual. Como o primeiro passo é de reflexão de si mesmo, olhe para dentro de você e responda, “Como estou atualmente na fé? Minhas atitudes condizem com minha crença?” O segundo passo se trata de “Como eu gostaria ser ou estar? O que desejo viver? Que virtudes conquistar? Como diminuir distâncias entre fé e vivência?” O terceiro passo está vinculado a essa pergunta clássica para quem tem um objetivo, “Que meios em minha vida adotarei para realizar meu propósito?” E, por último, não esqueça de estabelecer a previsão de tempo, ou seja “Até quando me proponho  alcançar esse hábito?”


Traçar com objetividade, clareza e viabilidade faz toda a diferença para quem sabe aonde quer chegar. É preciso levar a sério, afinal se trata de você e, é somente você quem pode dar sentido e fazer valer cada dia de sua vida.


Finalizo com um pensamento que um dia escutei de uma amiga sobre a diferença entre o andarilho e o peregrino: “O andarilho caminha muito, mas não tem um destino certo, ao passo que, o peregrino, sabe o lugar que deseja chegar”.


Faço votos de um ano muito abençoado, cheio de sentido e crescimento em sua vida!


 


Mikaela Tavares


Missionária Consagrada Arca da Aliança


Missão Joinville/SC


 


 


Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 76%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 60%

    META MENSAL

    Joinville
  • 65%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2020 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.