Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
USA
Formação
30.Set - São Jerônimo e a Bíblia
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
São Jerônimo e a Bíblia

Neste mês de setembro a Igreja celebrou o mês da Bíblia, por isso somos convidados a conhecer melhor esse tesouro que o próprio Deus preparou para nós. 


Sabemos que a Bíblia não é apenas um livro, mas um conjunto de livros, uma verdadeira biblioteca, como seu próprio nome sugere, pois o termo bíblia vem do grego e significa “livros”. De fato, a Bíblia é um conjunto de 73 livros. Sendo que 46  deles são o Antigo Testamento e 27 formam o Novo Testamento


Ela foi escrita, por homens e mulheres inspirados por Deus, dentro de um período de aproximadamente mil anos, para o Antigo Testamento e em torno de cem anos para o Novo Testamento. Tanto para o primeiro quanto para o segundo o processo inicial foi oral, ou seja, eram histórias contadas de pai para filho e também entre grupos e depois, com o tempo escritas. 


Desse modo, dentro da Bíblia existem livros de diversos gêneros literários, encontramos nela parábolas, poesias, crônicas, profecias, orações, cartas, entre outros. Por isso que não se pode ler diferentes livros da mesma maneira.


O Canon, ou seja a lista dos livros do Antigo Testamento, até o ano 70 da era cristã não tinha sido totalmente formada. Somente depois da destruição do templo que os doutores judeus reuniram-se para definir quais seriam os livros canônicos para eles.


Como já mencionamos o Novo Testamento durou menos de cem anos para se completar, iniciou-se com as cartas de São Paulo, que foram escritas entre os anos 51 e 63 aproximadamente; depois a carta aos Hebreus escrita em torno do ano 70; os evangelhos, Marcos entre 65 e 70, Mateus e Lucas nos anos 80 e João por volta de 90; os Atos dos Apóstolos foram escritos também em 80, assim como as cartas de Tiago e a primeira carta de Pedro; a segunda carta de Pedro foi escrita entre 90 e 100 assim como o apocalipse de São João e suas cartas.


Mas porque Setembro é o mês da Bíblia?


Porque no dia 30 desse mês se faz memória a São Jerônimo que foi um grande estudioso de seu tempo. Ele nasceu na Dalmácia em 340, foi presbítero, escritor, teólogo e filósofo. A pedido do papa Damaso Jerônimo traduziu a bíblia para o latim. Seu trabalho de tradução durou cerca de 30 anos e para realizá-lo ele visitou os lugares da Terra Santa por onde Jesus passou, aprendeu as línguas bíblicas, entre elas, a língua que Jesus falou, o Aramaico. São Jerônimo foi proclamado o padroeiro de todos os que se empenham nos estudos bíblicos, e seu dia se tornou o dia da Bíblia.


Portanto, nos aprofundemos ainda mais nos mistérios das Sagradas Escrituras, deixando que elas perpassem toda a nossa vida e nos levem a conhecer ainda mais a Jesus, pois como disse São Jerônimo: “Ignorar as escrituras é ignorar a Cristo”


Rogério Krüger Jr. – Missionário Consagrado Arca da Aliança


Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 51%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 49%

    META MENSAL

    Joinville
  • 29%

    META MENSAL

    Montes Claros
  • 57%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2019 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.