Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
Notícias da Igreja
 
12.Dez - Conselho dos Cardeais: Greg Burke apresenta resumo sobre o encontro
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Conselho dos Cardeais: Greg Burke apresenta resumo sobre o encontro


O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, em uma coletiva de imprensa a jornalistas, falou sobre o 27º Conselho dos Cardeais Assessores, que foi encerrado nesta quarta-feira, 11.


Burke disse que o Papa Francisco esteve presente em todos os dias, exceto na quarta-feira, quando presidiu a catequese. Explicou ainda que o Secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Pietro Parolin, também não pôde comparecer devido a seus compromissos no Marrocos, onde participa da Conferência sobre o Pacto Global pela Migração.


Três cardeais deixam o Conselho


Em outubro, o Papa escreveu para três cardeais mais velhos, Dom Pell, da Austrália; Dom Errazuriz, do Chile; e Dom Monsengwo, do Congo, agradecendo-os pelo trabalho dedicado à Igreja. O diretor da Sala de Imprensa disse ainda que o Papa ainda não decidiu quem serão os cardeais que os substituirão.


Burke apontou alguns temas importantes da reunião, incluindo a contenção de custos da Santa Sé, a reunião de fevereiro dos Presidentes das Conferências Episcopais e a nova Constituição Apostólica sobre a Cúria Romana e o Dicastério para a Comunicação.


Com relação aos gastos, o Cardeal Reinhard Marx, coordenador do Conselho da Economia do Vaticano, explicou que será colocado em prática um plano de longo prazo, com duração de cinco a dez anos.


Burke disse que o cardeal Marx também expressou a possibilidade de que todos os escritórios do Vaticano “tenham descrições de cargos para cada uma de suas posições para ver se não há alguma possibilidade de serem mais eficazes ou terem mais mobilidade de vagas dentro do Vaticano” e expôs a possibilidade de algumas pessoas se aposentarem antecipadamente.


Burke também reiterou que Marx confirmou que, embora o maior custo sustentado pelo Vaticano se refira ao pessoal, não há intenção de demitir ninguém.


Dicastério para Comunicação


Por fim, Burke falou sobre como o Prefeito do Dicastério para Comunicação, Paolo Ruffini, em que ponto se encontra a reforma do canal Vatican Media, ressaltando a importância da sinergia e descrevendo os critérios para poder garantir uma estratégia unificada para as comunicações.


Ele disse que Ruffini também comentou sobre o valor dos diferentes meios de comunicação (rádio, TV, web, mídia social) e sobre a riqueza única da produção multimídia linguística do Vaticano.


Da redação, com Vatican News



Fotógrafo: Vatican Media

Fonte: Canção Nova

Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 46%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 60%

    META MENSAL

    Joinville
  • 49%

    META MENSAL

    Montes Claros
  • 52%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2019 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.