Fechar
Popup
 
 
Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
Notícias da Igreja
 
14.Nov - Papa institui estudos em Ciências da Paz em Universidade Lateranense
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Papa institui estudos em Ciências da Paz em Universidade Lateranense


Os estudos serão para a específica formação científica de sacerdotes, consagrados e leigos; para Francisco, curso preparará futuros agentes de paz.


 O Papa Francisco instituiu na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, um ciclo de estudos em Ciências da Paz. Por ocasião da inauguração do Ano Letivo da Pontifícia Universidade Lateranense em seus 246 anos de fundação, o Pontífice enviou uma carta ao chanceler, cardeal Angelo De Donatis, vigário do Papa para a Diocese de Roma, reforçando seu desejo pela paz.


“O desejo de paz que vem da família humana sempre contou com o esforço da Igreja a fim de ajudar a libertar os homens e mulheres das tragédias da guerra e aliviar suas perigosas consequências”, destacou o Santo Padre.


Francisco afirmou que no tempo presente, em que há um aumento da necessidade de prevenir e resolver conflitos, a Igreja, à luz do Evangelho, sente-se chamada a inspirar e apoiar toda iniciativa que assegure aos diferentes povos e países um caminho de paz, por meio de um diálogo autêntico, capaz de extinguir o ódio, abandonar o egoísmo e superar os desejos de poder e ultraje dos mais fracos.


Para ser uma mediadora crível diante da opinião pública mundial, a Igreja é chamada, de acordo com o Pontífice, a favorecer a solução dos problemas relativos à paz, concórdia, meio ambiente, defesa da vida, direitos humanos e civis.


“Uma tarefa realizada também através da ação que a Santa Sé conduz na Comunidade internacional e em suas instituições, trabalhando com os instrumentos da diplomacia a fim de superar os conflitos com os meios pacíficos e a mediação, a promoção e o respeito pelos direitos humanos fundamentais, o desenvolvimento integral de povos e países”, frisou o Papa na carta.


Segundo o Santo Padre, para perseguir este objetivo, o mundo universitário desempenha um papel central, por ser símbolo do humanismo integral que precisa continuamente ser renovado e enriquecido, para que possa produzir uma renovação cultural corajosa.


 “Esse desafio interpela também a Igreja que, com sua rede mundial de universidades eclesiásticas, pode dar a contribuição decisiva do fermento, do sal, da luz do Evangelho de Jesus Cristo e da Tradição viva da Igreja, sempre aberta a novos cenários e novas propostas”, comentou.


Sobre o ciclo de estudos em Ciências da Paz, Francisco comentou: “A estrutura curricular irá, portanto, valer-se de cursos ministrados pelas Faculdades e Institutos da Universidade Lateranense para conferir os graus acadêmicos de Bacharelato e Mestrado na conclusão, respectivamente, de um primeiro ciclo trienal e um biênio de especialização”.


Os estudos serão para a específica formação científica de sacerdotes, consagrados e leigos. Segundo o Pontífice o curso promoverá uma preparação adequada dos atuais e futuros agentes de paz.


O ciclo de estudos foi colocado sob a proteção de São João XXIII e Paulo VI. “Verdadeiros arautos da paz no mundo e que tanto contribuíram para o desenvolvimento do magistério nesse campo”, afirmou o Papa, que também confiou o projeto a Nossa Senhora Rainha da Paz.


Da redação, com Vatican News


 



Fonte: Canção Nova

Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 37%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 31%

    META MENSAL

    Joinville
  • 32%

    META MENSAL

    Montes Claros
  • 51%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2018 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.