Fechar
Popup
 
 
Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
Notícias Diocesanas
 
29.Set - Novo documento é implementado para melhorar a evangelização na Igreja
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Novo documento é implementado para melhorar a evangelização na Igreja

A revista Diocese Informa de Joinville entrevistou o arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, para falar sobre o documento: “Iniciação à Vida Cristã: Itinerário para formar discípulos missionários”. O objetivo do documento é interligar a catequese e a liturgia. Ele foi aprovado pelo episcopado brasileiro, durante a 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. 


Conforme o arcebispo, há mais de 30 anos se fala da necessidade de um modelo catecumenal para toda a evangelização da Igreja, não apenas para a catequese. Ele complementa dizendo que nos dias atuais, tudo parece se tornar temporário, e que os relacionamentos entre pessoas tende a se concentrar no subjetivo e individual. Pensando nisso, ele relata que em tempos assim a catequese clássica, com estilo escolar já não suscita apreços pela pessoa de Jesus Cristo. De acordo com ele, se faltar esse “fascínio” como se escreveu no Documento de Aparecida, qualquer projeto evangelizador proporá mais religiosidades do que experiências de fé. “Sem a fé vivida não há discipulado”, conclui Dom José.  


O arcebispo comenta que há tempos se fala sobre a renovação pastoral, da necessidade de novas paróquias e novas comunidades. Porém, há uma dificuldade na implementação. Mas ele fala que a Iniciação à Vida Cristã chegou com grande força, e a necessidade por mudança é sentida por leigos, religiosos, presbíteros e bispos. “Afinal, não parece difícil constatar que nosso modo de evangelizar deixa muitos sem respostas. É preciso palmear novos caminhos”, observa Dom Peruzzo. A Iniciação à Vida Cristã propõe, em primeiro lugar, uma vivência de encontro com a pessoa de Jesus Cristo. Por isso, a importância da liturgia e da palavra de Jesus. Mas, a doutrina não é a que ama e perdoa. É Jesus Cristo.


Dom Peruzzo ressalta que se não voltarmos ao sentido original  do que significa “evangelizar”, continuaremos a ser uma Igreja mais ocupada com sua organização do que com sua missão. Ele aconselha as pessoas lerem o documento, estudarem, relerem, para que ele seja conhecido e vivenciado. A vontade de fazer com que a Iniciação à Vida Cristã seja vivenciada no dia dia, nasce do desejo de apresentar “com paixão” a pessoa de Jesus Cristo. O arcebispo finaliza dizendo que Jesus é uma pessoa, não uma ideia.






Fonte: Diocese de Joinville

Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 50%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 46%

    META MENSAL

    Joinville
  • 50%

    META MENSAL

    Montes Claros
  • 72%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2017 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.