Fechar
Popup
 
 
Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA

Balneário Camboriú

A Comunidade Arca da Aliança iniciou em 2008 os Grupos de Comunhão em Balneário Camboriú, que se tornava um novo mover de Deus para a Arca, um verdadeiro celeiro de vocações.
Por onde o grupo passava ia despertando nas pessoas que ali moravam o Carisma de “ser um sinal da presença de Deus” para o povo, onde se identificavam com o jeito de rezar e viver a fraternidade expressada neste belo e santo Carisma.
Ao longo do tempo os membros deste grupo de comunhão foram sendo formados pela Comunidade Arca da Aliança, que hoje suscita uma nova missão não fixada em estruturas, mas edificada numa sólida entrega de vidas pela causa do Evangelho (Is 40).
Em 2011 fomos procurados pelo Grupo de Jovens Restauração, situado na Capela Santo Amaro, para realizarmos um seminário de vida para os mesmos. Com o coração livre para fazer a vontade de Deus e aquietar nossa alma, percebemos que Deus nos chamava a viver algo a mais. Com a autorização do Padre Timóteo, pároco da comunidade local, iniciamos na capela Santo Amaro nosso Grupo de Oração. Podemos dizer que esse foi um grande desafio, neste grupo vimos desabrochar o carisma e sua potencialidade de dons. Aprendemos nele a pregar, conduzir orações e ouvir atentamente à vontade, o direcionamento de Deus.
Em 2013, com a chegada de Padre Luiz, mais uma vez nos colocamos à disposição da Paróquia e pedimos a sua permissão para darmos continuidade ao nosso trabalho e nos oferecemos para ajudá-lo. Partilhamos da nossa espiritualidade pautada pela busca de um profundo relacionamento fraterno e intensa vida de oração (terço diário, lectio divina, liturgia das horas... ) conforme At. 2,42-47 que nos impulsiona a um ardor missionário, como um rhema para nós: “Agora vá e conquiste outros”.
Identificamo-nos com ele ao partilhar do desejo de dar inicio às visitas missionárias com celebrações nas casas, especialmente daquelas pessoas que não iam mais à Igreja, seja por enfermidade, descontentamento ou porque simplesmente se perderam no caminho.
Apresentávamo-nos para as lideranças das Capelas, e eles nos indicavam as casas, saíamos com os Jovens para visitar a casa onde seria realizada a celebração e a vizinhança, para preparar e anunciar a chegada de Jesus Eucarístico.
Este foi um grande desafio! Mas como crescemos! Quantas pessoas maravilhosas tivemos a graça de conhecer. Muitas vezes saíamos para evangelizar e voltávamos evangelizados também. Numa mesma noite chegamos a realizar doze celebrações ao mesmo tempo, em diferentes casas.
E como não lembrar do inverno rigoroso que tivemos em 2013, e ao passarmos por moradores de rua, Cristo nos fazia um apelo: não podíamos ser indiferentes àqueles pequenos, Is 58,6-8. Desta profunda experiência com Cristo nasceu o desejo de uma nova missão, viver a origem e início da Comunidade Arca da Aliança também aqui em Balneário Camboriú e Camboriú.
Preparamos cachorro quente e café com doações que recebemos no Grupo de Oração e nos desafiamos a sair pela madrugada para ir ao encontro dos moradores de rua. Que experiência bela contemplar a face de Cristo naqueles pequenos e marginalizados! Passar pela história deles, deixar que eles passem também pela nossa, poder ser um pedacinho, um sinal de Deus na vida deles e eles um sinal de Deus nas nossas vidas.
Das visitas na madrugada algo que nos marcou muito foi na noite de Natal. Após cear com nossas famílias, preparamos tudo, levamos até caixas de bombons para aqueles que eram esquecidos pelo mundo, mais muito amados por Deus.
Quando já estávamos indo embora, encontramos um homem que dormia num ponto de ônibus, onde nunca havíamos encontrado um morador de rua. Ele estava embriagado, e após entregarmos o lanche o presenteamos e desejamos-lhe um Feliz Natal. O mesmo nos olhou nos olhos - parecia ter ficado lúcido - e nos disse: “Não é este negro aqui que vai recompensar vocês, mas sim Aquele que conhece todos os corações”!
Esse, sem dúvidas, tornara-se o melhor presente de Natal que recebemos de Cristo contemplado nos seus pequenos para fechar o nosso ano missionário.
Em 26 de março de 2014 finalmente oficializamos o que já vivíamos, iniciamos a missão Arca da Aliança de Balneário Camboriú. Ela não possui uma estrutura física como já relatamos, mas corações alargados e disponíveis, que respondem todos os dias: “Eis que venho ó Pai, para fazer com prazer a Tua vontade.”

 
 
  • Comunidade Católica Arca da Aliança
  • Comunidade Católica Arca da Aliança
  • Comunidade Católica Arca da Aliança
 

 
 
Local e Contato

Falar com Cláudia Aparecida S. Pereira
(47)99960-8240

 
 
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 53%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 35%

    META MENSAL

    Joinville
  • 40%

    META MENSAL

    Montes Claros
  • 55%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2017 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.