Você já pensou qual é o seu chamado? Qual é a vocação que Deus sonhou para a sua vida?
Se o seu coração está inquieto, em busca de repouso e você sente que pertence ao Carisma Arca da Aliança, convidamos você para participar do nosso Vocacional!
Mas, o que é o vocacional?
É um acompanhamento de aprofundamento e discernimento pessoal à luz do Carisma Arca da Aliança. Inicia-se com o retiro Coração Inquieto, que tem como proposta promover uma experiência de escuta do chamado pessoal de Deus para sua vida. Após o primeiro retiro os que desejarem aprofundar essa experiência, poderão continuar o acompanhamento que dura em média 9 meses, concluindo este período, os que se sentirem chamados e confirmados ingressarão na Comunidade como Membro de Vida, Membro de Aliança ou Membro Comprometido.
Neste ano, a passagem bíblica norteadora para a nossa vida vocacional é "Quanto a ti, segue-me!" (Jo 21,22). Sabemos que o chamado é sempre pessoal, mas para nós, este ano tem uma força diferente, com as alegrias e desafios da vida comunitária, a urgência da missão, faz-se necessário que cada pessoa, reconhecendo a Voz de Deus que chama, dê a sua resposta de Amor ao Amado.
O que a Comunidade te diz através da nossa moderadora neste tempo?
A Arca da Aliança, que você conhece pelo rádio, pelos retiros, pregações, pela arte ou pelos atendimentos em geral, é uma vocação, um modo de consagrar a vida a Deus. Somos um carisma no seio da Mãe Igreja, e tudo o que transborda em forma de apostolado nasce no coração generoso de pessoas que chamamos de consagrados. São aqueles que deixam tudo, ou muito, para seguir Jesus mais de perto neste carisma, neste modo de vida.
Deus chama, Sua voz insistente e atraente é o princípio de tudo. No entanto, uma vocação só se concretiza quando há uma resposta — e, por sinal, uma resposta positiva, um consentimento, um “sim”. O preço da generosidade é sempre a alegria.
Se você me perguntasse hoje o que alguém ganha ao se consagrar e dedicar a vida a Deus por meio da oração intensa, da vida comunitária e da missão, eu responderia sem hesitar: "Ganha uma grande alegria e ganha tudo, ganhando a Deus. Tudo deixamos para ganhar o Tudo — e esse Tudo é Deus."
Não buscamos uma vida fácil, mas uma vida cheia de sentido. A vocação marca a existência com um significado profundo, mesmo quando ela nos chama à renúncia. O que faz uma pessoa verdadeiramente feliz não são as muitas conquistas ou o que o mundo chama de realizações, mas encontrar sentido — até mesmo para o sofrimento. E é isso que traz a verdadeira felicidade.
Então, eu te pergunto: e você, não sente o coração atraído para algo mais?
Há espaço e lugar para você neste carisma lindo, que nos provoca a “ser no mundo um sinal da presença de Deus”.