“Despojar-se do supérfluo para ir ao que realmente importa”, diz Papa - Formação - Comunidade Católica Arca da Aliança
 
 
Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
USA
Formação
15.Nov - “Despojar-se do supérfluo para ir ao que realmente importa”, diz Papa
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
“Despojar-se do supérfluo para ir ao que realmente importa”, diz Papa


Antes da tradicional oração do Ângelus no domingo, 11/11, Francisco propôs uma reflexão inspirada no Evangelho de São Marcos


No 32° Domingo do Tempo Comum, o Papa Francisco propôs uma reflexão inspirada no Evangelho de São Marcos 12, 38-44. O texto encerra a série de ensinamentos dados por Jesus no templo de Jerusalém e ressalta duas figuras opostas: o escriba e a viúva. Segundo o Santo Padre, o escriba é o oposto da viúva, pois representa as pessoas importantes, ricas e influentes, já a viúva representa os últimos, os pobres, os fracos.


O julgamento firme de Jesus em relação aos escribas não diz respeito a toda a categoria, comentou o Pontífice, que afirmou se referir àqueles que se vangloriam da própria condição social, com o título ‘rabi’, ou seja, mestre, gostam de ser reverenciados e ocupar os primeiros lugares.


“O que é pior é que a sua ostentação é sobretudo de natureza religiosa, porque eles fazem longas orações para serem vistos e se servem de Deus para se credenciarem como defensores de sua lei. E essa atitude de superioridade e de vaidade os leva ao desprezo daqueles que contam pouco ou se encontram em uma posição econômica desvantajosa, como o caso das viúvas”, refletiu o Papa.


Segundo Francisco, no Evangelho, Jesus desmascara esse mecanismo e denuncia a opressão dos fracos feita instrumentalmente, com base em motivações religiosas, dizendo claramente que Deus está do lado dos últimos. De acordo com o Santo Padre, para fixar bem esta lição na mente dos discípulos, Jesus ofereceu a eles um exemplo vivo, uma pobre viúva, cuja posição social era irrelevante, porque não tinha um marido que pudesse defender os seus direitos, e que por isso tornou-se presa fácil de um credor que perseguia os mais fracos para que pagassem a ele.


“Essa mulher, que vai depositar somente duas moedinhas no tesouro do templo, tudo o que lhe restava, e faz a sua oferta procurando passar despercebida, quase envergonhando-se. Mas, precisamente nesta humildade, ela realiza um ato carregado de grande significado religioso e espiritual. Aquele gesto repleto de sacrifício não escapa ao olhar de Jesus, que de fato vê nele o dom total de si a quem deseja educar seus discípulos”, observou o Pontífice.


O Papa frisou que o ensinamento que Jesus oferece neste texto é o de ajudar homens e mulheres a recuperar o que é essencial na vida em um concreto e cotidiano relacionamento com Deus. “Irmãs e irmãs, as medidas do Senhor são diferentes das nossas. Ele pesa as pessoas e suas ações de maneira diferente. Deus não mede a quantidade, mas a qualidade, perscruta o coração e olha para a pureza das intenções”, afirmou.


Para Francisco, o significado humano de ‘dar’ a Deus na oração e aos outros na caridade deve sempre fugir do ritualismo e formalismo, bem como da lógica do cálculo, e ser uma expressão de gratuidade, como fez Jesus. “Nos salvou gratuitamente; não nos fez pagar a redenção. Nos salvou gratuitamente. E nós devemos fazer as coisas como expressão de gratuidade”, frisou.


De acordo com o Pontífice, Jesus indica a pobre e generosa viúva como modelo de vida cristã a ser imitada. “Dela não sabemos o nome, mas conhecemos o coração – a encontraremos no Céu e iremos saudá-la, certamente; e é isso que conta diante de Deus. Quando somos tentados pelo desejo de aparecer e de contabilizar os nossos gestos de altruísmo, quando estamos muito interessados no olhar dos outros e – permitam-me a palavra – quando fazemos ‘os pavões’, pensemos nessa mulher. Nos fará bem, nos ajudará a nos despojarmos do supérfluo para ir ao que realmente importa e a permanecermos humildes”, concluiu Francisco, que rogou antes da oração do Ângelus de hoje:


“Que a Virgem Maria, mulher pobre que se entregou totalmente a Deus, sustente-nos no propósito de dar ao Senhor e aos irmãos não algo de nós mesmos, mas nós mesmos, em uma oferta humilde e generosa”.


Da redação, com Vatican News


 



Fonte: Canção Nova

Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 98%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 78%

    META MENSAL

    Joinville- SC
  • 84%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2024 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.
Navegando no site você aceite a nossa política de privacidade.

As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.

Política de Privacidade
Aceitar e continuar
Seja um doador
  • R$
    20,00
  • R$
    50,00
  • R$
    100,00
  • R$
    ,00
 
 
CARTÃO DE CRÉDITO
BOLETO
PIX
Dados PIX para Paulo Afonso em breve
Dados PIX para Blumenau l Chave de acesso: 47991866577
Dados PIX para Joinville l Chave de acesso: 47996440089

Preencha os campos abaixo e pague com o cartão de crédito

0123 4567 8910 1112 ANTONIO BANDEIRA Nome do Titular Vencimento Número do Cartão 01/23 MÊS ANO
985 Segurança Antonio Bandeira