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30.Dez - Atividade Física e Fim de Ano
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Atividade Física e Fim de Ano

 


Fim de ano chegando e o ritmo vai mudando. São as tão esperadas festas e férias de fim de ano. Começam as férias das crianças, festas, confraternizações das empresas, formaturas, viagens, férias coletivas, almoços, jantares dos amigos e familiares. Um período muito especial, porém, a ingestão de gorduras, carboidratos, açúcares aumentam de forma excessiva. Assim, nesta época do ano, descontrolamos dois itens muito importantes para a nossa saúde: alimentação e prática de exercícios físicos.


Aproveitar as festas e confraternizações não significa que devemos deixar de lado a nossa saúde, é preciso ter cuidado com o abuso de alimentos mais gordurosos neste período e ficar muito atento ao praticar exercícios após estes excessos também, pois a tendência é tentar gastar tudo o que exageramos em poucos dias de atividade física, aumentando a intensidade ou a duração do treino por conta própria.


A prática de exercícios físicos nesta época deve ser bem planejada, para que você possa conciliar toda esta rotina festiva sem esquecer-se de cuidar do seu corpo.


Segue algumas dicas de como podemos manter o projeto de boa forma, estilo de vida saudável e minimizar os prejuízos das festividades:


·           Realize atividades que você gosta de fazer. Ex: musculação, ginástica, corrida, etc.


·           Se necessário diminua o tempo da atividade física para combinar com a sua rotina festiva. Realize pelo menos 30 minutos de exercícios.


·           Opte por atividades em grupo, exemplo futebol, jogar boliche, correr e/ou passear de bicicleta com os amigos.


·           Na semana do Natal e Ano Novo pratique exercícios físicos de forma moderada;


·           Modere a ingestão de refrigerantes, não abuse das comidas gordurosas, escolha os alimentos que mais gosta, não precisa comer tudo o que tem na mesa, prefira aves ou carnes magras, tente incrementar alguns pratos com escolhas saudáveis como: farofa com cenoura ou abobrinha ralada, arroz integral, salada com frutas e castanhas salpicadas; aproveite para comer, com moderação, as oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas), pois são ricas em antioxidantes, escolha frutas frescas no lugar de doces calóricos como sobremesa.


·           Hidrate-se bastante.


·           Nos dias que não tiver nenhum compromisso mantenha o seu cardápio normal.


O mais importante nesta época é não deixar de praticar suas atividades físicas, faça-as como uma forma de relaxamento, prazer e não como uma obrigação


E, se você ainda não pratica nenhuma atividade física, nunca é tarde para começar, não espere 2020 para se exercitar e cuidar de si. Portanto, com um bom planejamento, e orientações de um Educador Físico, os resultados e a promoção da saúde serão muito mais eficazes.


 


 


 


Janaína Grazyelly Ramos Souza Pinheiro Loos - Missionária Consagrada Comunidade Católica Arca da Aliança


 


 


 


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