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22.Mar - Higiene do Sono
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Higiene do Sono


Vamos continuar falando do sono, seguindo o que sugeri no nosso último bate papo.


Quando desejamos melhorar nossa performance de sono, devemos analisar alguns aspectos básicos que por vezes nos passam despercebidos. Encontramos neles algumas dicas que corrigem com naturalidade nossa noite mal dormida.


Leia e aplique em sua vida. Faz uma grande diferença.


- Mantenha horários regulares para deitar e acordar, mesmo no final de semana (assim você dá regularidade ao ritmo biológico). 


- Deixe o quarto com temperatura agradável, ambiente silencioso (não deixe no quarto: TV, celular, computador) e com iluminação mínima (use abajour em vez de luz central). A baixa luminosidade nos ajuda a mostrar ao cérebro que é noite e hora de descanso.


- Tome um banho quente, relaxante, antes de dormir. Isso acalma para adormecer.


- Evite à noite a leitura ou filmes com conteúdo estimulante (suspense, terror, violência). Sem isso, vai diminuir a adrenalina.


 


- Evite: ler no quarto de dormir. Leia em outro local (na sala, na cozinha, com o livre em cima da mesa). O cérebro vai se acostumando que ali é local de descanso e não para outras atividades.


- Evite: exercícios físicos até 04 horas antes de dormir (atividade física libera adrenalina que interfere no sono.


- Evite: tomar café, chá preto, pimentas, bebidas tipo cola ou guaraná, antes de dormir, pois são estimulantes.


- Evite: dormir com fome ou alimentado em excesso.


- Evite: fumar à noite.


- Evite: consumo de bebidas alcoólicas à noite (pode prejudicar a qualidade do sono e piorar sintomas de depressão na manhã seguinte).


- Dormir apenas o tempo suficiente para sentir-se bem (não fique rolando na cama, saia e faça outra coisa)


- Se não conseguir dormir, evitar ficar na cama.


- Procurar exposição à luz solar após levantar-se e no final da tarde (sair de casa e expor-se ao sol ajuda o cérebro a fazer definir as etapas do dia).


- Tirar uma soneca após o almoço faz bem. Máximo de 40 minutos (não atrapalha o sono da noite).


- O uso de medicação para dormir deve ser feito apenas com orientação médica e remédio de um não é solução para outro.


 


Dr. Reginaldo Cardoso  -  Geriatra



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