Namoro santo: é possível hoje em dia? - Formação - Comunidade Católica Arca da Aliança
 
 
Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
USA
Formação
12.Jun - Namoro santo: é possível hoje em dia?
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Namoro santo: é possível hoje em dia?


A vivência de um namoro santo perpassa pela compreensão do valor e da beleza da vida. Entender que sou precioso para Deus, filho amado e escolhido pelo Senhor. A partir do conhecimento de si mesmo e da autoestima trabalhada em Deus, estou apto a enxergar também o valor e a beleza do outro. O namoro santo é aquele inspirado pelo amor de Deus.


Por outro lado, o namoro vivido ao modo do mundo, busca sempre suas próprias satisfações e prazeres. A busca do prazer pelo prazer deixa sempre um vazio no coração humano, que no mais íntimo de seu ser deseja dar um sentido de amor a todas as coisas. Diante de tantos desafios, hoje, é possível viver um namoro santo?


Para responder à questão, devemos iniciar esta caminhada voltando nosso coração à Deus e aos seus mandamentos. E o primeiro deles nos chama a “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”. Ou seja, somos impulsionados a corresponder ao amor de Deus, permitindo ser amados e aprender com este amor, para assim nos amarmos e amarmos o próximo de forma plena.


Temos de reconhecer que no namoro não estamos sozinhos, que temos um excelente auxiliador, o Espírito Santo prometido por Jesus, aquele que “nos ensinará todas as coisas”. Precisamos apresentar ao Espírito Santo nossas alegrias e também nossas dificuldades, para que nos preencha com todos os dons necessários e nos aponte o melhor caminho.


Contamos ainda com a intercessão de Nossa Senhora, que por meio da oração do Santo Terço nos mantém firmes no propósito de um namoro santo. Maria também é aquela que nos move e direciona com seu amor. Como disse Padre Aloísio, Nossa Senhora “(…) nos põe em condição, ela tira os impedimentos, ela faz-nos usar meios, enfim ela é a mãe que prepara os filhos em tudo que eles precisam para poder realizar-se como filhos de Deus.”


Além disso, temos muitas outras poderosas ferramentas que nos ajudarão na busca pela santidade. A participação na Eucaristia, a Palavra de Deus, o Sacramento da Reconciliação, a vida de oração e as leituras espirituais.


Um casal precisa buscar juntos a Deus, aprendendo a amar um ao outro segundo o amor do Senhor. Além de contar com a graça de Deus, a vivência do namoro santo requer o esforço humano, pois sabemos que a carne é fraca. Precisamos então ter a consciência e evitar ocasiões que nos afastam da vontade de Deus. Onde o pecado está, Deus não está, logo, devemos ser determinados em fugir das ocasiões de pecado.


Dentro do nosso relacionamento, percebemos que quanto mais perto de Deus estamos, mais próximos do coração um do outro ficamos. Este é o tempo próprio de conhecer o outro, de dialogar, cultivar uma vida de oração. Vamos assim compreendendo que cada coisa é maravilhosa a seu tempo e que precisamos respeitar o tempo de Deus, que sabe o que é melhor para nós.


Viver um namoro casto e santo hoje em dia é possível sim, quando buscamos a graça e auxílio de Deus, nos esforçamos nesta vivência e temos a consciência da beleza desta vocação.


Namoro santo é, sobretudo, decisão. Nas palavras do Papa Emérito, Bento XVI, “perseguir um ideal alto de amor, reflexo e testemunho do amor de Deus!” Portanto, sejamos casais decididos a viver na vontade de Deus!


Que o Espírito Santo seja derramado sobre o seu namoro, fortalecendo o desejo pela santidade.


 


Marcos de M. Ferreira e Denise C. Hoefle, namorados e consagrados na Comunidade Católica Arca da Aliança.


 



Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 61%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 42%

    META MENSAL

    Joinville- SC
  • 39%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2024 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.
Navegando no site você aceite a nossa política de privacidade.

As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.

Política de Privacidade
Aceitar e continuar
Seja um doador
  • R$
    20,00
  • R$
    50,00
  • R$
    100,00
  • R$
    ,00
 
 
CARTÃO DE CRÉDITO
BOLETO
PIX
Dados PIX para Paulo Afonso em breve
Dados PIX para Blumenau l Chave de acesso: 47991866577
Dados PIX para Joinville l Chave de acesso: 47996440089

Preencha os campos abaixo e pague com o cartão de crédito

0123 4567 8910 1112 ANTONIO BANDEIRA Nome do Titular Vencimento Número do Cartão 01/23 MÊS ANO
985 Segurança Antonio Bandeira