Professor e Aluno - Formação - Comunidade Católica Arca da Aliança
 
 
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05.Jul - Professor e Aluno
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Professor e Aluno


Relação saudável entre professor e aluno


 


Uma relação extremamente importante para qualquer estudante, independentemente da sua idade ou do seu grau de formação, é aquela que se estabelece com o educador. Quando os professores e os alunos mantêm um bom relacionamento em sala de aula, o aprendizado se torna mais eficiente e passa a existir um maior engajamento de ambas as partes.


Durante o momento de aprendizagem, todas as partes envolvidas trocam experiências, informações e conhecimentos. Sendo assim, a dinâmica flui melhor quando se mantém uma relação positiva, o que também contribui para se manter a motivação em sala. O professor é um facilitador da aprendizagem. Não é possível educar sem dialogar.


É preciso estabelecer uma relação de confiança entre alunos e professores. Quando existe esse sentimento em sala de aula presencial ou virtual, os alunos têm mais disposição para aprender e os professores se sentem mais motivados para aprimorar seu processo didático.


Uma sala de aula presencial ou virtual sempre reúne vários tipos de personalidade, incluindo aí até mesmo a do professor. Alguns são mais tímidos, outros mais extrovertidos. Há aqueles que gostam de demonstrar conhecimento, os que buscam afirmação, bem como aqueles que são extremamente inseguros ou possuem dificuldades específicas. Sendo assim, como lidar com essa diversidade, uma vez que os conflitos são naturais da vivência em sociedade?


Nesse contexto, é importante que o professor aja como um verdadeiro gestor de conflitos, a fim de estabelecer, da melhor forma possível, um equilíbrio entre todas essas personalidades. No caso, repreender atitudes desrespeitosas, garantir voz aos alunos mais tímidos e também estimular o convívio saudável entre eles são algumas tarefas do educador.


Essas ações são imprescindíveis para o crescimento pessoal de cada um, pois dessa maneira, os alunos poderão aprender como conviver com as opiniões e os pensamentos diferentes dos seus. Todo aprendizado que começa em sala deve ser uma ponte para o conhecimento, assim como para a sua aplicação na vida de cada aluno.


Independentemente dos tipos de personalidade dos alunos, é essencial que a relação seja permeada por muito diálogo. Se surgirem desentendimentos, tem-se uma brecha para, mais uma vez, esclarecer finalidades e papéis. É preciso ter sempre em mente que o diálogo é a melhor reposta para os problemas em sala.


O professor deve questionar-se quem é o seu aluno. E a partir de suas conclusões, criar oportunidades significativas de aprendizagem que priorizem a reflexão e a criticidade, baseadas numa relação de troca, pois “aprendemos “com” porque precisamos do outro, fazemo-nos na relação com o outro, mediados pelo mundo, pela realidade em que vivemos”. O processo de ensino-aprendizagem precisa favorecer os conhecimentos prévios do aluno e suas múltiplas vivências, e o afeto neste contexto proporciona não somente um ambiente agradável para professor e aluno, mas sim uma educação humanizadora voltada para a transformação, centrada na solidariedade.


O professor é uma figura importante de afeição, tal como os pais, cabe-lhe ajudar seu aluno a passar da dependência à autonomia, o professor ocupa, pela contribuição ao aluno, uma posição de autoridade, assim, não é possível reduzir essa função a uma simples relação interpessoal.


O professor e o aluno são chamados a elaborar uma relação que não é aquela da criança com seus pais, ou, ainda, aquela que poderia existir entre este último e um outro adulto. O professor, ao seu lado, ultrapassa a simples função de acompanhante e de facilitador. Ele permanece, queira ou não, um “modelo” para o aluno. Ele tem também uma missão bem precisa: conduzir o jovem, lhe ajudar a alcançar seu pleno desenvolvimento, a exercer o seu protagonismo.  Porém, o professor não pode assumir sozinho uma missão tão exigente e complexa: essa tarefa deveria ser assumida, por todos os adultos, pois, nós somos todos, enquanto adultos, educadores.


Portanto, é necessário estabelecer uma relação pedagógica saudável distante de um autoritarismo cego e de um abandono. Assim como é fundamental o bom relacionamento entre os alunos e os professores, a relação entre os familiares e a escola também é responsável pelo melhor aproveitamento do ensino. Isso porque o processo de aprendizagem vai muito além da sala de aula presencial ou virtual e depende não apenas da escola, mas também da família.


#RelacionamentosSaudáveis


 


Janaína Grazyelly Ramos Souza Pinheiro Loos


Missionária Consagrada Arca da Aliança


Profissional de educação Física


 


 


 



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