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03.Jan - Tô de férias... e a minha saúde?
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Tô de férias... e a minha saúde?


Tô de férias.... e a minha saúde?


 


Manter a forma física nas férias costuma ser uma das principais preocupações de quem quer curtir o descanso sem jogar fora um ano inteiro de cuidados com a saúde.


Férias não é sinônimo de ficar apenas na frente da televisão ou do computador. A manutenção de atividade física é um hábito que deve ser sempre estimulado, inclusive nas férias. As férias são um momento oportuno para diminuir o sedentarismo e experimentar diversos tipos de atividades físicas.


Assim, as férias são uma excelente oportunidade para começar. Não é preciso fazer uma escolha entre praticar atividade física ou se divertir. Com um pouco de criatividade e disposição é possível ter algumas horas de diversão colocando o corpo para se movimentar. Algumas dicas de como manter a forma física nas férias são:


·         “Programar” a sua mente para a necessidade de continuar os cuidados com a saúde irá fazer com que você, apesar das tentações, consiga frear os exageros, assim como terá mais foco para não abandonar totalmente a prática de exercícios. Se você sai de férias com um pouquinho de preocupação em manter em dia o grau de saúde e bem-estar conquistado ao longo do ano, é provável que vá “ligar” o alerta sempre que se sentir abusando das comidas ou que deixar a preguiça vencer a necessidade de se exercitar.


·         Faça uma programação leve, que pode ser uma caminhada ou corrida no fim da tarde – não ter que acordar cedo é um dos fatores que mais nos dão a lembrança gostosa de que estamos fora da rotina do dia a dia. Se curte o treinamento funcional, pode levar aquelas fitas elásticas, que são ótimas para vários tipos de exercícios. Se é fã de musculação, avalie incluir na bagagem alguns halteres. Vale pular corda, dar uma volta de bicicleta com os amigos pelo condomínio, praticar habilidades sobre o skate ou patins


·         Alie turismo e atividade física, se vai para algum lugar que ainda não conheça, que tal explorar a região com umas boas caminhadas? Troque, na medida do possível, todas as possibilidades de usar o carro por desbravar o local a pé ou de bike.


Nas cidades, aliás, caminhar pelas ruas é muito mais proveitoso do que os passeios em ônibus ou de carro. A pé, você se envolve mais com o lugar, conhece melhor as pessoas e descobre atrações escondidas que jamais veria se estivesse motorizado. Se você vai para a praia, aproveite para nadar, caminhar, correr ou jogar vôlei na areia e una o útil ao agradável.


Da mesma forma, se é adepto a desbravar a natureza, tente incluir nos seus roteiros de férias locais com trilhas para ir a pé que podem levar a exuberantes cachoeiras, cavernas, cânions e outros atrativos naturais.


·         Avalie a possibilidade de ter companhia nos exercícios, com organização é possível dedicar um tempo para melhorar a convivência familiar programando uma caminhada no parque, um futebol na areia da praia, uma tarde na piscina do clube ou algumas horas num ginásio de escalada indoor, atividade física que tem conquistado cada vez mais adeptos de todas as idades.


Seja com alguém da sua família ou mesmo com alguém que tenha conhecido nas férias e que goste de exercícios, tente fazer um programa de atividade física que envolva pelo menos mais uma pessoa. Ter companhia para manter a forma física nas férias contribui para o cumprimento deste compromisso, pois um motivará o outro. O passeio vai ficar mais divertido.


·         Não abuse na alimentação, isso é uma regra que vale para o ano todo, mas nas férias, claro, a tendência é maior. Uma sugestão para evitar os exageros no almoço e no jantar é fazer pequenas refeições ao longo do dia, incluindo frutas, sucos, torradas, iogurte natural e lanches leves.


Comece já com um reforçado café da manhã, com frutas, cereais, ovos mexidos, iogurte desnatado, mel e pão integral. É uma refeição de fácil digestão e que não pesa no estômago, o que o deixará mais ágil para o dia todo.


No almoço pare antes de se sentir “empanturrado”. No jantar, o ideal é sempre uma refeição leve, que pode incluir carnes magras, saladas e legumes, ou até um lanche com pão integral e peito de peru.


·         Lembre-se o principal é relaxar e se divertir, estabelecer uma rotina de treinos para manter a forma física nas férias é ótimo, mas tenha em mente que o período longe do trabalho tem o objetivo principal de relaxamento e de diversão.


Só inclua atividade física se isso não for motivo de estresse com a família e com os amigos que querem a sua presença nas festas e passeios. Além disso, avalie se não está exagerando demais na preocupação com a saúde a ponto de não curtir nada que não sejam exercícios e dieta.


Portanto, como tudo na vida, o ponto principal é o equilíbrio. Assim, você vai fazer os exercícios que o deixam feliz com o seu corpo e com a sua saúde, e, ao mesmo tempo, vai aproveitar as merecidas férias se divertindo, conhecendo lugares e pessoas ou simplesmente relaxando ao lado de quem você gosta.


 


Janaína Grazyelly Ramos Souza Pinheiro Loos


Missionária Consagrada Arca da Aliança


Profissional de Educação Física


 


 



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