Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
USA
Formação
11.Mar - Viver mais e melhor!
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Viver mais e melhor!


Viver mais e melhor


 


Todos se beneficiam com a mobilidade. Desde o jovem até a terceira idade.  A ciência comprova frequentemente essa verdade e agora reafirma que o melhor remédio para a memória, para ficar esperto e não ter Alzheimer  é o EXERCÍCIO FÍSICO diário.


Nossos músculos precisam receber mais oxigênio para ter força. Esse oxigênio também vai ao cérebro e ficamos mais espertos, mais ligados e esse benefício se adquire quando estamos nos mexendo.


Você sabia que o idoso acamado no fim da vida, em média tem 08 anos de sofrimento antes de sua morte? Os idosos que perdem a mobilidade, muito provavelmente perdem a função na sua casa e na comunidade, isolando-se, acarretando maiores taxas de adoecimento, trazendo mais trabalho para seus parentes e cuidadores, com hospitalização e morte mais depressa.


A atividade física frequente só traz benefícios, melhora sua locomoção e o mantém independente por muito mais tempo. Sentindo-se bem e sabendo que no futuro vamos precisar cada vez mais de mobilidade, poderemos nos prevenir se iniciarmos bem cedo nossos cuidados.


Mas de uma maneira geral o que precisamos mesmo é nos mexer. Cada um gosta de um tipo diferente de atividade: caminhar, nadar, pedalar, cuidar da horta em casa, varrer o quintal, serrar madeira, trabalhar no quintal, fazer Pilates, ir à Academia, jogar bocha... qualquer coisa que nos faça sair da cama e do sofá, serve como atividade física. Mas é preciso que isso aconteça um pouquinho todo dia por 60 minutos. E o corpo e a mente agradecem.


A máquina humana é muito especial, pois precisa estar trabalhando para
ter vida longa, ao contrário dos motores que, embora sejam de ferro e
aço, não duram tanto quanto nós.


O que então podemos fazer? Escolha alguma atividade entre aquelas que citei acima, pois o importante é sair do lugar. Mas se quiser organizar algo mais científico, vai a dica:


1-      Caminhar 60 minutos todos os dias ou no mínimo 04 vezes na semana (faça o tempo que consegue);                


2-      Fazer alongamentos antes e depois da caminhada;


3-      Fazer exercícios de musculação 02 vezes na semana (adaptado para cada tipo de idade);    


4-      Fazer exercício de equilíbrio 02 vezes na semana (equilibrar-se numa só perna, caminhar em linha reta, subir escada).


A ciência já constatou que aqueles que se mantém em atividade constante são os que vivem mais e melhor.


 


Dr. Reginaldo Cardoso


Médico Geriatra



Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 47%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 48%

    META MENSAL

    Joinville
  • 65%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2022 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.

Seja um doador
  • R$
    20,00
  • R$
    50,00
  • R$
    100,00
  • R$
    ,00
 
 
CARTÃO DE CRÉDITO
BOLETO
PIX
Dados PIX para Paulo Afonso em breve
Dados PIX para Blumenau l Chave de acesso: 47991866577
Dados PIX para Joinville l Chave de acesso: 47996440089

Preencha os campos abaixo e pague com o cartão de crédito

0123 4567 8910 1112 ANTONIO BANDEIRA Nome do Titular Vencimento Número do Cartão 01/23 MÊS ANO
985 Segurança Antonio Bandeira