Comunidade Católica Arca da Aliança
BRA
USA
Formação
20.Mar - Vocação, Dom e Compromisso
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Vocação, Dom e Compromisso


Vocação, dom e compromisso


 


O ser humano é um ser que precisa referir-se a, encontrar uma referência última. Qual será essa referência cabe ao indivíduo decidir, mas em cada caso, não pode eximir-se de fazê-lo; quem não o faz, é como se vivesse sem centro, perenemente excêntrico, como quem tem diversos pontos de referência e vai com muita desenvoltura de um ponto para outro, é como se não tivesse nunca escolhido um centro, é um instável. Em qualquer caso cada indivíduo deverá estar muito atento aquilo que escolhe como centro de sua vida, pois lá mora a sua identidade, verdade, a ele se entrega para definir a si mesmo e o sentido do seu viver e morrer, do amar e do sofrer, do gozar e do trabalhar. Para o crente este centro é o mistério Pascal, mais particularmente é a cruz de Jesus.


A vida é um presente do Pai, o fato de existir, cada suspiro deve ser um louvor ao criador que por amor nos fez, chamou-nos a existência e nos deu uma vocação, cada um tem um chamado particular, que precisa ser descoberto para poder corresponder ao apelo mais profundo do coração. Sem essa descoberta a vida não tem sentido, apenas ressoam ecos de perguntas intermináveis; quem sou? de onde vim? para que existo? A incapacidade de lidar consigo mesmo se torna mais forte, e diante das realidades que encontramos, das lutas, dos conflitos, dos confrontos consigo mesmo e com o que acontece ao nosso redor, se faz necessário descobrir o verdadeiro sentido do ser, a verdadeira essência, reconhecer que a vida é um dom e que despreza-la é voltar as costas aquele que nos deu. Então não se pode simplesmente fechar os olhos e ficar a mercê deixando a vida passar enquanto a alma suspira por redenção. É preciso fazer uma escolha e assumi-la como  ela é, encarar a realidade com ousadia, pois muitos estão à deriva precisando de ajuda, esperando ser alcançado, ser tocado pela presença, pelo testemunho de quem se deixou tocar, se deixou alcançar por Aquele que habita no íntimo, aquela área onde ninguém mais poderia ter acesso, senão ele. Somente quem fez uma profunda experiência com o amor de Deus é capaz de fazer o mesmo que ele fez, de comprometer-se com a vida do outro, Ele que se esvaziou de si mesmo e assumiu a nossa condição humana, se fez carne e habitou entre nós, e na cruz assumiu sobre si os nossos pecados. 


Quem descobre o verdadeiro sentido do ser, já não é o mesmo, já não fica preso as estruturas, pode ir além das fronteiras como muitos de nós, que deixando tudo parte para outras cidades e até em terra estrangeira acolhendo a vontade do Pai, de ser presença de Deus quando e onde a divina providencia nos colocar. Poder contemplar a face de Cristo em tantos rostos marcados pelo sol, pelo sofrimento, pela escassez, pelas doenças e ao mesmos tempo ver a riqueza cultural, os bons costumes, a devoção popular, a fé do povo, que não desiste de lutar, que tem resiliência e tanto nos ensina a enfrentar cada desafio. Vocação é isso, é dar sentido ao ser, colocar o dom a serviço do Reino e comprometer-se.


 


Graciela Isacia Farina


Missionária Consagrada Arca da Aliança


Missão Paraguai/PY


 



Indique a um amigo
 
Receba em seu e-mail as novidades da Comunidade
 
Acompanhe nossas redes sociais
 
 
CLIQUE AQUI
E SAIBA COMO AJUDAR!
   
  • 77%

    META MENSAL

    Blumenau
  • 68%

    META MENSAL

    Joinville
  • 55%

    META MENSAL

    Paulo Afonso

Copyright © 2020 Comunidade Católica Arca da Aliança. Todos os direitos reservados.